O sucesso de uma empresa muitas vezes depende da capacidade de seu gestor em motivar equipes vencedoras. Líderes truculentos e arrogantes muitas vezes podem colocar tudo a perder e simplesmente afundar uma empresa ou colocá-la em situações de risco, não conseguindo cumprir metas importantes para o desenvolvimento da mesma.

No texto abaixo você aprende um pouco sobre a importância da humildade na hora de lidar com equipes e colaboradores:

Já me disseram que sou humilde. isso sempre me lembra de Clement Attlee, político inglês, referindo-se a seu antecessor no cargo de primeiro-ministro. Winston Churhill: “Ele é um homem humilde e tem muitos motivos para isso.”

É importantíssimo que os outros sejam as estrelas do espetáculo, e não você. Aí se incluem sutilezas, como ir ao escritório de um subordinado, em vez de convidá-lo ao seu. Ou nunca atender ao telefone quando estiver com empregados no seu escritório, a não ser em caso de extrema necessidade. (Interromper a conversa para atender significa que você é importante  e eles não – tanto assim que pode desperdiçar o tempo deles.) Incluem-se também as usuais cortesias que você prática nos seus encontros com os amigos.

Os benefícios de deixar o ego de lado são virtualmente ilimitados e possibilitam a emoção de ajudar outras pessoas a se desenvolverem de belas maneiras. Talvez por sorte, minha falta de autoconfiança não me deixou acreditar ser responsável pelas coisas boas que aconteceram á nossa empresa. Analisando realisticamente, vi que minha contribuição foi selecionar ótimos colegas de trabalho, oferecer orientação clara e simples, não atrapalhar e ter uma sorte extraordinária.

Qualquer avaliação honesta e cuidadosa do progresso Helzberg Diamonds no decorrer dos anos deixaria isso claro. O sucesso se deveu aos executivos, gerentes e funcionários. Assim, não desenvolvi arrogância ou excesso de confiança, pois tinha certeza de que muito pouco do sucesso da Helzberg Diamonds se devia a mim. Minha “humildade” não passava do reconhecimento sincero que havia gerado nosso sucesso.

No dia em que você acreditar na sua influencia, provavelmente começara a escorregar ladeira abaixo! O ego pode ser algo altamente produtivo, desde que você mantenha pressionado o botão que o desliga. Assim, economizara tempo e aumentará em muito a produtividade daqueles que trabalham em contato com você.

A arrogância atrapalha a produtividade, pois o arrogante tente a não ouvir e, com isso, deixa de aprender. Indivíduos arrogantes são um tremendo elemento desmotivador para os que trabalham com eles. Pois impedem a real comunicação.

As pessoas, em sua maioria, poço sabem do mundo, embora conheçam profundamente uma parte dele. Portanto, ninguém tem o direito de ser arrogante. Mantenha isso emmente, por mais sucesso que alcance. Saiba que talvez sucesso tenha ocorrido , apesar das tolices cometidas por você (como foi o meu caso), por causa das atitudes inteligentes de outras pessoas e devido a uma sorte muito boa!

Fonte:

Pírulas da Humildade

A importância da humildade para conquistar o sucesso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *