A liderança é uma situação espontânea na relação entre os seres vivos; até os animais irracionais escolhem seus lideres. Quando duas pessoas se relacionam, uma sempre assume a liderança.

Na vida, ou você lidera ou é liderado. O mais comum é que alternemos situações: lideramos em umas, somos liderados em outras.

Liderança

Liderar não é uma obrigação, mas é uma fantástica oportunidade que jamais devemos desperdiçar. Se você possui condições para liderar e não o faz, esta se omitindo e privando outras pessoas de se beneficiarem de suas contribuições como líder. Liderança é uma competência e, como tal, pode ser desenvolvida e aperfeiçoada.

Observe como, em momentos de crise, os lideres se apresentam espontaneamente, motivados pela necessidade de fazer imediatamente o que deve ser feito. Utilizando o exemplo e a confiança, agem prontamente e cativam as pessoas para o ajudarem na missão. Os líderes percebem primeiro o que deve ser feito e orientam quais serão os caminhos para fazer as coisas acontecerem.

Líderes conquistam cada pessoa para dar o melhor de si em proveito de todos estabelecendo uma causa coletiva, um sonho comum que possui profundo significado para todos.

Líderes inspiram, motivam, orientam, envolvem e, sobretudo, comprometem-se primeiro e mais intensamente. Um líder faz que as pessoas, mesmo as mais geniais, cheguem aonde não chegariam sozinhas!

Neste exato momento, há algo importante que precisa ser feito. Não se omita, lidere!

Aprenda a liderar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *