Existem momentos da vida em que tropeçamos e caímos feio.  Quem não passou por situações em que, levantar,sacudir a poeira e dar a volta por cima era a única saída?  Diante das situações imprevistas,  frustrantes, o melhor que se tem a fazer é levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima. “Não temos como prever o que acontecerá no futuro, por isso precisamos conviver com a idéia de que estamos sujeitos a acidentes de percurso que não faziam parte das nossas expectativas”,  diz Arline.

Quando alguém tem uma expectativa fixa de como algo deve ser no futuro, e os resultados não correspondem, a decepção parece inevitável.  Freqüentemente, muitas pessoas entram em depressão por compararem o que esperavam que acontecesse com o que, de fato, ocorreu.

O tamanho da decepção é proporcional do grau das expectativas. Quanto mais importância a pessoa tiver atribuído ao resultado esperado, maior a intensidade dos sentimentos, que podem ir do desapontamento à depressão.

Não carregue o peso da frustração

Mas é preciso reagir à situação e agir diante dela.

“À medida que nos damos conta de que o que aconteceu não poderá ser desfeito, podemos passar para o passo seguinte”, diz Arline.

Você precisará mudar o modo como percebe as coisas para dar a volta por cima.  Isso se faz ao mudar o foco, aceitando a realidade da situação e se fazendo perguntas que o coloquem numa posição de poder, diante do que quer que tenha se passado.

Um posicionamento proativo e positivo é condição básica para a superação de frustrações. Nada de ficar ruminando, carregando a frustração pela vida. A repetição contínua no pensamento de uma decepção não levará à saída.

Fonte: vaidarcerto.com.br

Auto-estima – levanta e sacode a poeira
Classificado como:                

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *