Feedback é o café da manhã dos campeões.

Ken Blanchard e Spencer Johson, autores de O gerente minuto.

Logo que começa a entrar em ação, você passa a receber feedback a respeito do que estar fazendo, especialmente se está agindo Use o feedback a seu favor!corretamente. São informações, conselhos, dicas, sugestões, orientações e criticas que o ajudam a melhor seus conhecimentos, capacidades, atitudes e relacionamentos.

Pedir que as pessoas analisem seus atos e palavras é apenas uma parte da equação – você precisa estar disposto a avaliar e reagir a esses comentários fazendo ajustes constantemente.

Por razões óbvias, preferimos ouvir coisas positivas: elogios, aumento salarial, clientes satisfeitos, prêmios, felicidade, paz interior, intimidade e prazer – tudo isso aumenta nossa auto-estima, nos mostra que estamos no caminho certo. Apesar de ninguém gostar do que é negativo – falta de resultados ou de dinheiro, conflitos existenciais, infelicidade, solidão e dor -, é preciso manter-se receptivos, pois existem informações valiosas em meio às criticas que podem nos ajudar a entender se precisamos corrigir o rumo.

Vale a pena mudar o modo como encara as criticas. Trate-as como oportunidades para melhorar – como se o mundo estivesse dizendo onde e como corrigir o seu comportamento a fim de se aproximar de seus objetivos.

Se for diligente, conseguir alcançar suas metas e realizar seus sonhos. Saiba, porém, que algumas reações não funcionam:

  1. Desistir: Quantas vezes você ou alguém que conhece foi alvo de comentários negativos e, por isso, desistiu de seguir em frente? Se você lembrar que o feedback não passa de um processo de troca de informações que pode ajuda-lo a ajustar sua caminhada – e a alcançar sua meta rapidamente -, tudo fica mais fácil. Pense na critica como orientação corretiva em vez de critica pessoal.
  2. Irritar-se com os comentários. Quantas vezes você reagiu com raiva e hostilidade quando a pessoa estava apenas lhe oferecendo informações valiosas? Sua agressividade afasta as pessoas e seus comentários.
  3. Ignorar o feedback. Todos nós conhecemos pessoas autocentradas que não se interessam pelo que as pessoas pensam ou tem a dizer. O problema PE que, se tivessem escutado a opinião dos outros, poderiam transformar significativamente suas vidas. Ignorar os comentários também não funciona.

Gritar e ter um ataque de nervos também não o leva a lugar nenhum. Temporariamente, pode até liberar as emoções reprimidas, mas no fundo, o mantém paralisado – não é de modo algum uma estratégia de sucesso.

Fonte: os Princípios do Sucesso – Janet Switzer & Jack Canfield

Como usar o Feedback em seu benefício!
Classificado como:

Uma ideia sobre “Como usar o Feedback em seu benefício!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *