Conquistando o cliente – Entenda, atenda, ofereça

Conquistando o cliente – Entenda, atenda, ofereça

Os vendedores têm o hábito de começar a conversa oferecendo seus produtos e serviços, na tentativa de tirar o pedido e vender a cota do dia. Mostram catálogos, protótipos, amostras grátis, induzem a experimentar o produto, descrevem suas características, enchem ouvidos e olhos dos clientes com especificações técnicas e outras informações. Nem sempre essa abordagem funciona.

Os mais bem-sucedidos, que cultivam relacionamenos de longo prazo com clientes, usam a sequência inversa: antes de mais nada, procuram: (a) entender o cliente, suas reais necessidades, expectativas e sonhos; só depois buscam (b) atender, para, então, (c) oferecer uma possível solução.

O atendimento é consequência do entendimento. Mas como fazer para entender o seu cliente?

Você trabalha em um hotel. Chega um casal com duas crianças, uma de nove  e outra de dez anos. Antes de descrever  as instalações e os serviços, converse um pouco com eles e entenda por que estão ali e o que pretendem com a estada. Procure entender quem é o seu principal cliente: o marido, a esposa ou as crianças? O erro mais comum é pensar que o cliente é quem paga a conta.

A senhora talvez revele que ela e o marido estão em busca de segurança e divertimento para as crianças e de tempo para descansar, conversar a sós e… voltar a namorar!

Se for isso mesmo, ofereça primeiro o pacote de serviços para entreter os filhos. Apresente uma funcionária especializada em cuidar de crianças. Trate-as como seus clientes prioritários.

Então pergunte se pode reservar uma mesa especial no restaurante de praia para eles jantarem à luz de velas. Antes de voltarem ao apartamento, não se esqueça de providenciar uma garrafa de champanhe e pedir à camareira que espalhe pétalas de rosas sobre a cama, já devidamente arrumada…

Entenda, atenda e ofereça: respeite essa sequência e alcance o sucesso!

Fonte: Livro Superdicas para Conquistar Clientes

Um comentário sobre “Conquistando o cliente – Entenda, atenda, ofereça

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>