Pesquisas realizadas em todo o mundo constatam que a capacidade de desenvolver competências emocionais adequadas é fundamental para o sucesso. Mais importante do que o conhecimento intelectual e competência profissional, a habilidade de administrar as próprias emoções é o diferencial dos que alcançam sucesso.

Mas o que é uma competência emocional?

inteligência-emocional

Se você pensou em inteligência emocional está no caminho certo. Ter competência emocional, basicamente, é ter autocontrole e saber administrar as próprias emoções. É não permitir que algo externo o desvie do seu propósito. Isso implica não se deixar pressionar pelo estresse e não entregar se poder para alguém ou algo fora de você. È uma atitude interna.

Falando de uma outra maneira, podemos definir competência emocional como a habilidade de usar as emoções a favor de si mesmo, conduzindo a própria percepção para produzir estados emocionais positivos.

Esses estados emocionais positivos permitem que a pessoa escolha a melhor atitude a tomar diante das situações com que se defronta. Dessa forma, tudo, mas tudo mesmo , o que acontece é transformado em combustível para seguir na direção dos seus objetivos.

Ao desenvolver competências emocionais importantes, você se torna consciente dos seus processos internos e pode responder de modo positivo as circunstâncias. Aprende a perceber os gatilhos que disparam emoções indesejáveis e neutraliza-las, direcionado seu foco e gerando um estado positivo para lidar com o que estiver acontecendo.

Alguém com consciência de seus processos internos e habilidade para interagir com eles faz escolhas adequadas.

Se você acha difícil, ou mesmo impossível, lidar com determinadas situações que se apresentam na vida, uma boa noticia: todo mundo pode desenvolver as competências emocionais de que precisa para superar os obstáculos e vencer as dificuldade que surgem no caminho, abrindo portas para oportunidades de sucesso e de felicidade.

Pessoas com competências emocionais desenvolvidas não se deixam levar pelo que acontece externamente. Mantém a mente direcionada para seus objetivos e sabem lidar com as circunstancias do momento.

Habilidade no relacionamento interpessoal, capacidade de liderança, administração do estresse, motivação, equilíbrio emocional, assertividade e boa comunicação são alguns exemplos de diferentes competências emocionais.

Suas competências emocionais determinam o quando você é capaz de utilizar sua inteligência e conhecimento para criar a vida que deseja.

Ter competência emocional é…

  • Saber que a inteligência não basta. É preciso aplica-la a seu favor.
  • Não deixar a vida no piloto automático. O crescimento é um processo continuo e o que funcionou antes para você pode não ser adequado para o seu momento atual. Fazer reavaliações periódicas e buscar recursos para continuar se aperfeiçoando é a atitude de quem busca excelência.
  • Usar a sensibilidade como um radar, mas sem se deixar dominar por emoções. Pessoas que reagem emocionalmente se arriscam a agir impulsivamente e a provocar resultados indesejados.
  • Exercitar a empatia e conseguir se colocar no lugar do outro. Essa habilidade lhe permite perceber uma situação além do seu ponto de vista, ampliando sua percepção sobre o assunto em questão. Ao calçar os sapatos da outra pessoa você compreende melhor seu modo de caminhar e seus relacionamentos se transformam
  • Encontrar estratégias de automotivação para vencer as dificuldade do percurso e fortalecer a disposição de fazer o que for necessário para atingir seus objetivos.
  • Aprender a se conectar com a essência de uma situação. Quando isso acontece você adquire o poder de ultrapassar dificuldade e lidar com o que surgir em seu caminho.
  • Identificar o que precisa aprender e praticar por meio de ações especificas. Isso é ir além dos pensamentos e se colocar em movimento com atitudes que fazem a diferença.
Desenvolvendo competências emocionais: o caminho para o sucesso!

Uma ideia sobre “Desenvolvendo competências emocionais: o caminho para o sucesso!

  • dezembro 16, 2014 em 9:08 pm
    Permalink

    amor este site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *