Motivando sua equipe – Encorage decisões de risco inteligentes

Você já se perguntou por que os colaboradores evitam tomar decisões de risco? Talvez porque, nas raras ocasiões em que tentaram e não obtiveram sucesso, foram duramente repreendidos ou até mesmo demitidos. E mesmo nos casos em que arriscaram e foram bem-sucedidos, acabaram  sendo recriminados por terem tido a iniciativa – afinal de contas, há canais e cadeias de comando, responsabilidades definidas e gerentes pagos para tomar decisões de risco e coisas do gênero.

A verdade é que as empresas têm enviado mensagens contraditórias para os colaboradores: Queremos que vocês tenham poder e tomem decisões de risco – mas, se suas idéias fracassarem, serão despedidos!

Vamos ser realistas: todo mundo comete erros. Os melhores executivos reconhecem que o conceito de risco calculado faz parte do desenvolvimento de uma postura empreendedora – ele é motivador. Como, então, criar uma cultura que encoraje os colaboradores a tomarem decisões inteligentes e arriscadas, sem medo de serem criticados ou mesmo demitidos?

A única maneira de melhorar o desempenho profissional é experimentar novas estratégias e organizações, que, aliás, podem até não ter nada a ver com o negócio. Portanto, as pessoas precisam ser estimuladas a agir de forma arriscada, porém inteligente, e apoiadas e recompensadas mesmo quando o resultado não for o esperado.

Considere as seguintes idéias:

Diga aos colaboradores que o risco é a chave para o sucesso – as decisões de risco que forem criativas têm um efeito positivo em qualquer empresa. Ou seja, vale a pena assumir riscos, seja por meio de novas abordagens para realizar o trabalho cotidiano, seja pela experimentação de melhorias no processo de decisão. E se as coisas não saírem conforme o planejado? Tudo bem. Valeu a tentativa. Quando a empresa reconhece que ” errar é humano ” , as pessoas se sentem mais seguras para assumir riscos.

Delegue poder para que a equipe tome decisões de risco – como líder, você deve ser o primeiro a dar o exemplo, tentando coisas novas e assumindo posturas de risco. Explique como analisar os pontos críticos e avaliar as oportunidades em relação aos retornos em potencial para, então, decidir se vale a pena arriscar e se a empresa pode sustentar qualquer resultado, seja ele positivo ou negativo.

Estimule a tomada de decisão de risco como um comportamento a ser aprendido – avaliação de riscos é uma arte que se aprende aos poucos, com a experiência. Lembre-se de que o risco está presente no seu dia-a-dia, seja na decisão de ter um filho, de comprar uma casa, de mudar de emprego ou de cidade. Quanto mais e maiores riscos a pessoa aprende a gerenciar, mais fácil fica assumir decisões inusitadas, mas com potencial para trazer bons resultados para a organização.

Fonte: Livro Como Motivar sua Equipe

Motivando sua equipe – Encorage decisões de risco inteligentes
Classificado como:                                    

Uma ideia sobre “Motivando sua equipe – Encorage decisões de risco inteligentes

  • agosto 10, 2011 em 2:23 am
    Permalink

    Olá, fiquei muito interessada nas informações a respeito de Motivação entre outras, porém não sei como fazer para baixar essas informações e tabém não vejo opção para imprimir. É muito desagradáver ver um site desse porte com informações tão úteis sem opções para o internauta, pois não tenho muito tempo para ficar na net, sem contar que quero guardar essas informações, para sempre que eu achar necessário eu possa as lêr.

    Por favor, mê passem uma solução.

    Desde já agradeço a atenção dispensada.

    Fernanda Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *