É preciso se frustrar com as coisas pequenas antes de compreender o valor das grandes.

Edward G. Bulwer-Lytton

Mensagem motivacional - Frustrações

Qual foi sua maior frustração no ano passado? Quais foram as expectativas ou os sonhos que não se realizaram? Imagine mais algumas. Imaginou? Bem, agora você esta pronto para calcular a sua relação F/C.

“F/C” representa a relação entre as Frustrações e o Crescimento (lembre-se: as frustrações vêm antes do crescimento).

Veja como isso funciona: primeiro você deve fazer uma listra dos 10 maiores aborrecimentos que teve no ano passado. Em seguida, conte quantos deles ficaram sem solução (os que ainda têm um gosto amargo quando você pensa neles). Por ultimo, avalie quais dessas dificuldades fizeram de você uma pessoa mais forte.

Por exemplo, digamos que você ainda se sinta mal em relação aquela grande venda que acabou perdendo (embora estivesse certíssimo de que ia fechar o negócio) e com o fato de ter sido obrigado a demitir um funcionário (a quem você havia dedicado um tempo enorme, sem que ele melhorasse). Vamos supor ainda que tenha conseguido lidar bem com todas as outras frustrações. Sendo assim, sua relação F/C é 2/8. O “2” indica que ainda lhe restam duas oportunidades de “resolver” frustrações. O “8” indica sua capacidade de crescimento.

Uma vez que você soube administrar oito dos 10 grandes problemas que enfrentou, sua capacidade atual de crescimento é de 80%. Se no próximo trimestre você tiver mais uma frustração não resolvida, sua capacidade de crescimento irá para 70%. Mas que importância isso teria no que diz respeito as suas chances de atingir metas no ano seguinte?

É simples. Cada frustração não resolvida é uma possibilidade de crescimento a menos para você. Por outro lado, seu potencial de crescimento aumenta sempre que você consegue lidar bem com um problema.

“Na evolução de uma carreira, se preocupar com o sucesso pode ser menos importante do que enfrentar frustrações”, afirma o Dr. Abraham Zaleznik. Depois de analisar líderes talentosos, ele garante que a maneira como encaramos as dificuldades pode ser responsável, em ultima instancia, pelo nosso sucesso ou fracasso. Isso é motivo mais do que suficiente para usarmos as frustrações como degraus para a ascensão profissional. Encare-as como oportunidades disfarçadas.

Frustrações – Como lidar com elas?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *