Motivação – Defina antecipadamente a recompensa da equipe

Deixe os colaboradores saberem antecipadamente o que ganharão se atingirem ou excederem as metas de desempenho que foram estabelecidas em comum acordo. Seja claro sobre as recompensas que estão à sua espera. À primeira vista, pode parecer melhor para a empresa que os colaboradores cheguem perto da meta, mas não consigam atingi-la. Afinal, isso significaria que o desempenho havia sido satisfatório, o que é ótimo, e ainda assim a empresa teria economizado ao não distribuir os prêmios. Mas os gerentes inteligentes sabem que a busca da excelência, mesmo aumentando os custos, alimenta a motivação em todos os níveis.

O ideal é não protelar. Quando os colaboradores completarem uma tarefa e atingirem o padrão de desempenho que você estabeleceu, recompense-os imediatamente. Isso cria um círculo vicioso positivo: quando uma tarefa é completada com sucesso, automaticamente a pessoa lembra que isso merece um prêmio.

Outra coisa importante: nunca prometa nada que não possa cumprir. Frustrações desse tipo deixam a equipe desconfiada e achando que você não acredita em sua capacidade de execução. Por outro lado, não transforme as recompensas no único motivo para que os colaboradores melhorem o desempenho. É preciso tratar as recompensas como meros instrumentos de reconhecimento por um trabalho bem feito, e não como a razão que justifica o trabalho.

Não esqueça que existem pessoas por trás dos números de desempenho. Recompensas e reconhecimento devem se ajustar à importância da realização, mas também devem agradar a quem as recebe. Se você quizer premiar um funcionário de telemarketing, uma boa idéia pode ser um final de semana com hospedagem e refeicões pagas. Entretanto, se a pessoa trabalhar na área de viagens, esse prêmio não parecerá tão interessante, já que ela deve estar acostumada a frequentar hotéis e restaurantes.

A seguir, veja algumas técnicas simples, fáceis – e nada caras -, para conquistar a simpatia dos colaboradores que realizaram um bom trabalho:

Aumente a autonomia:

Dar autonomia significa confiar na capacidade de tomar decisões que afetam o trabalho. Também traz um maior senso de responsabilidade.

Aumente a visibilidade dentro da organização:

Envie um e-mail ou memorando geral com elogios quando alguém faz um bom trabalho. Isso aumenta a visibilidade do funcionário, reforçando o que ele fez de positivo. Se a verba permitir, ofereça prêmios extras para quem se destacar – pode ser um novo computador, um sofware atualizado, a contratação de um estagiário, a compra de livros ou mesmo a inscrição em algum curso.

Coloque o sucesso na vitrine:

Divulgar a ação de um funcionário é uma demonstração especial de reconhecimento, algo como um certificado, uma placa comemorativa ou um troféu. Há gerentes que gostam de apresentar as melhores performances da equipe em reuniões trimestrais, mas há ocasiões em que os próprios colaboradores falam de seu trabalho em reuniões gerenciais ou conferências sobre liderança.

Fonte: Livro Como Motivar sua Equipe

Motivação – Defina antecipadamente a recompensa da equipe
Tags:                 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *