Motivação e comportamento

Que atire a primeira pedra a pessoa que não tiver problemas. Viver é a arte de solucioná-los, de aprender com eles e até sofrer por eles. Em um mundo tão complicado como o de hoje, parece até que as dificuldades são a grande matéria-prima que compõe a vida. Elas vêm e vão, sempre estão por perto.

Pode parecer inacreditável, mas muita gente não consegue resolver seus problemas pelo simples fato de falar demais sobre eles em seu meio de convívio, seja no trabalho, em casa ou entre os amigos. Tem gente que olha para uma determinada pessoa e logo foge dela, pois sabe que lá vem alguém que vai falar dos próprios problemas e infortúnios. Quem se lamenta demais assusta as soluções, pois até elas picam a mula e apagam o rastro quando se fala demais das próprias adversidades, dos próprios problemas.

Em vez de socializar seus problemas, comece a procurar ajuda especializada, solicitando opiniões sobre como proceder, agindo como se estivesse querendo aprender algo, em vez de querer tão-somente resolvê-lo. Quando se muda o foco, respostas se aproximam, e uma sempre funciona. Muitas vezes a única coisa que muita gente sabe sobre seus problemas pessoais é que eles existem e só. Uma situação mal resolvida nem sempre começou hoje; na maioria do casos é reflexo de um fato que, no passado, era semente. Agora os frutos caem em sua cabeça.

Fale sobre seus problemas apenas com pessoas íntimas e de confiança. Quando pensar em falar sobre eles, inverta o jogo: faça perguntas para alguém sobre como ele ou ela resolveria certas adversidades e se tem conhecimento de como outras pessoas conseguiram superar dificuldades semelhantes com sucesso. Diante das respostas, você vai poder aprender mais sobre soluções, talvez até encontre pessoas com adversidades maiores que as suas a ponto de conscientizar-se de que seus problemas não são tão graves como você imagina.

Fonte: Livro Superdicas para Motivar sua Vida

Motivação e comportamento – Procure não socializar seus problemas
Tags:                                 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *