Se você tentou conseguir algo na vida e não deu certo – não importa o que tenha sido nem quantas vezes tenha tentado – cuidado com os rótulos que utilizar ao se referir a essas experiências. O fato é que tudo o que fazemos a vida produz resultados, e, se algo não saiu do jeito que você esperava, não há porque chamar o resultado obtido de fracasso.

A verdade é que não existem fracassos apenas resultados.

Os grandes sucessos, em geral, resultam de erros transformados em lições. Os vencedores são os que perseveram e seguem em frente até conseguirem o que desejam, não importa quantas vezes seja necessário tentar.

Ao representar para você mesmo com uma derrota o que não funcionou antes, o que está fazendo é usar as palavras para se derrubar.

Palavras são chaves que produzem estados emocionais e precisam ser escolhidas com atenção. Se parar para observar, perceberá que todas as experiências da sua vida encerram um aprendizado. Ao aprender a lição contida em cada uma delas, você adquire as ferramentas de que precisa para fazer diferente.

É preciso coragem para errar e aprender com os próprios erros.

Aprendendo com a experiência

A dor e o sofrimento podem ser transformados em mestres que o impulsionarão a vencer desafios e a descobrir seu caminho. Para isso, é necessário ter a coragem de olhar para dentro de si e observar o que está presente em seu interior.

Ao descobrir a lição contida em cada experiência, você adquire a força para empreender o trabalho da autotransformação.

Enquanto não se aprende a lição que uma experiência traz, o universo continua a apresentar a mesma situação, de formas variadas, trazendo novas e continuas oportunidades para que se faça o aprendizado necessário.

Por isso, tantas pessoas se veem em situações semelhantes, que parecem reproduzir um sofrimento conhecido, a única maneira de se libertar é por meio aprendizado.

O poder está em você

Embora você possa acreditar que a fonte da sua angustia, do sentimento de rejeição ou da tristeza profunda esteja na atitude do seu namorado, do seu chefe, da sua mãe, mulher, ou de quem quer que seja, a causa da dor que sente está dentro de si mesmo.

Por isso, quando a atitude de alguém faz sua energia diminuir e você se sente mal, é no seu interior  que encontrará a chave para compreender o que acontece de fato e, assim, evitar que isso volte a se repetir.

Colocar-se no lugar da vitima e atribuir aos outros a responsabilidade de pelo modo como se sente, ou pelos acontecimentos da sua vida, é continuar a promover o mesmo tipo de situação que deseja evitar.

Se quiser, honestamente, mudar o que não está funcionando, é preciso ter a coragem de olhar para dentro. Para virar o jogo, é preciso reconhecer o que está presente dentro de você.

Todo mundo tem tudo para executar o trabalho a que se dispõe. Mas a única forma de acessar essas ferramentas é se lançar num mergulho interior.

Faça diferente

Você pode deixar seu veleiro ao sabor dos ventos e das ondas. Mas não se surpreenda nem se queixe se o barco virar.

Pode também se tornar mestre na arte de manejar as velas e de conduzir o barco durante as tempestades, tornando-se exímio marinheiro. E, assim, desenvolver a habilidade de driblar as mudanças de vento para chegar ao ponto com segurança, desfrutando a viagem.

O importante é ouvir seu coração e experimentar. Movimente-se de uma nova maneira na vida. Não tenha medo de errar. Faça como uma criança que aprende: ela cai e sua única alternativa é tentar novamente, até dominar a capacidade de andar.

Desafie sua zona de conforto e implemente novas ações diante de velhos impasses. Se tiver de errar, erre com o coração, consciente de que os erros na da mais são do que feedback para mostrar que ainda não foi dessa vez que chegou lá.

Thomas Edson tentou milhares de vezes, até chegar a invenção da lâmpada elétrica. Ele dizia que cada tentativa malsucedida o aproximava ainda mais da vitória. Descobriu novas formas de não inventar a lâmpada elétrica até conseguir o que realmente procurava.

Aquilo que acontece na vida não é bom nem ruim. Vai depender da maneira como você utilizar o que acontecer. Existe a opção de transformar a dor em força, sabedoria, humildade e determinação, utilizando tudo para sua felicidade. Comece olhando para dentro. Coragem.

Motivacional – Os Vencedores têm coragem de olhar para dentro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *