Motivando a equipe – Divirta-se e fique motivado

Há uma relação direta entre diversão no trabalho e produtividade, criatividade, moral, satisfação, baixa rotatividade de pessoal e – como você pode bem imaginar – lucratividade. Sem mencionar a maior satisfação dos clientes e uma série de outros benefícios. Os resultados são claros e há muitos exemplos irrefutáveis.

Um ambiente ameno ajuda a aliviar o estresse e a tensão, melhora a comunicação, reduz os conflitos, une as pessoas, elimina o marasmo e a fadiga e traz muita energia positiva. Em outras palavras, as pessoas que se divertem trabalhando vêem a empresa como um local agradável, o que reforça a motivação e aumenta os níveis de desempenho e produtividade.

Para ter sucesso e liderar uma equipe motivada, você precisa fazer com que as pessoas tenham vontade de trabalhar e queiram ir à empresa todos os dias. As que entram nesse clima acabam energizando os colegas, o que é uma grande vantagem.

Se você quer levar a vida menos a sério, e começar a se divertir enquanto trabalha, leve em consideração as seguintes atitudes:

Estimule a “motivação-diversão”

Vamos imaginar que você está convencido de que afrouxar a gravata cria um ambiente de trabalho mais agradável e divertido. Ótimo! Mas suponha que você não saiba implantar essa filosofia em sua empresa. Veja as técnicas para desenvolver a “motivação-diversão”:

  • Rir com as pessoas, não rir delas;
  • Relaxar, não se levar muito a sério;
  • Ter senso de humor;
  • Adotar uma atitude divertida e lúcida;
  • Planejar divertir-se todos os dias;
  • Ajudar os outros a ver o lado “leve” das coisas.

Diversão pode rimar com obrigação

Você sabia que um ambiente de trabalho agradável pode reduzir o número de faltas, aumentar a satisfação com o trabalho, melhorar o desempenho dos colaboradores, acelerar a produtividade e evitar demissões? Pois é a pura verdade. Uma pesquisa feita com os reitores das escolas de Administração dos Estados Unidos e diversos executivos concluiu que o humor representa um papel importante na gestão de uma empresa de sucesso.

Reconheça o poder da diversão

Diversão, gargalhadas, bom humor – tudo isso é muito libertador. É quase impossível alguém se sentir sozinho ou excluído quando compartilha alguma coisa com os outros. A diversão é uma grande fonte de motivação por causa do prazer que ela proporciona. Portanto, quando a equipe estiver se sentindo “para baixo”, estressada, cansada ou mal humorada, uma risada pode fazer a diferença.

Fonte: Livro Como Motivar sua Equipe

Motivando a equipe – Divirta-se e fique motivado
Classificado como:                        

Uma ideia sobre “Motivando a equipe – Divirta-se e fique motivado

  • setembro 4, 2013 em 6:38 pm
    Permalink

    Muito bom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *