Controle sua mente ou ela o controlará.

– Horácio

pensamentos-saudaveisEm se tratando de vendas, o sucesso é determinado mais pelo que dizemos a nós mesmos do que pelo que falamos ao cliente. A maioria dos pesquisadores admite que o pensamento tem grande poder sobre nossas emoções, decisões e ações.

Muitas pessoas consideram o raciocínio um processo controlável; entretanto, ainda não se sabe muito a respeito de técnicas efetivas de administração do pensamento e, aparentemente, poucos de nós as utilizamos com sucesso. De acordo com o que já foi descoberto, as três ferramentas mais uteis para se administrar o pensamento são a conscientização, a avaliação e a escolha.

A conscientização se dá a partir de perguntas como “O que estou fazendo?” e “Que tipo de pensamento está passando pela minha mente neste exato momento?”.

A avaliação acontece ao examinamos objetivamente o pensamento, perguntando, por exemplo:

  • “Isto é fato ou não passa de especulação?”,
  • “Em que eu me baseei para supor isso?”
  • “Que evidencias me fizeram chegar a esta conclusão?”.

Fazer uma avaliação objetiva pode ser um bom primeiro passo para construir pensamentos saudáveis depois de uma prospecção que não resultou em venda: “Não foi a mim que o cliente rejeitou. O fato é que agora ele não está precisando de nada, por isso não se interessou pela minha proposta.”

Por escolha entende-se usar a criatividade para ampliar o número de alternativas à sua disposição. Tendo opções, você poderá alterar – ou mesmo inverter – a direção do seu fluxo de pensamentos.

Administrar o pensamento não é fácil – mas viver bem e ter sucesso nas vendas também não. O Dr. Norman Vincent Peale, autor do clássico O poder do pensamento positivo”, também considerava essa tarefa difícil. “Mas pior seria não fazê-la”, dizia ele.

Pensamentos Saudáveis são o Caminho para o Sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *