Sucesso sem Riqueza

Muita gente confunde sucesso com amealhar dinheiro. Embora o sucesso acabe por levar à riqueza, é muito mais que isso. É uma atitude mental e espiritual – um estado de consciência – de que o dinheiro é um sub-produto acidental. Sucesso é um modo de viver. Estamos neste mundo para ter sucesso como seres humanos. Uma pessoa bem sucedida tem paz de espírito, está satisfeita com os talentos que Deus lhe deu, e sente-se feliz em usá-los e aplicá-los para seu benefício. A procura de uma vida melhor, e a realização de um objectivo digno, é a mais satisfatória das actividades humanas.

(…) Uma vida bem sucedida não é fácil. É construída sobre qualidades fortes – sacrifício, diligência, lealdade e integridade. A corrida nem sempre é ganha pelo mais rápido nem a batalha pelo mais forte; a vitória vai muitas vezes para o mais temerário e o mais persistente. O maior obstáculo no caminho do sucesso não é a falta de inteligência, de carácter ou de força de vontade. É a incapacidade para levar o trabalho até ao fim.

Alfred Montapert, in ‘A Suprema Filosofia do Homem’ 

Sucesso não é apenas ter dinheiro
Tags:         

Uma ideia sobre “Sucesso não é apenas ter dinheiro

  • dezembro 16, 2010 em 4:45 pm
    Permalink

    Boa tarde. Vou comentar o artigo “Sucesso não é apenas ter dinheiro”. Vamos lá:
    A primeira coisa que precisamos descobrir é que, em se tratando de seres humanos, somos imensamente e até, incomensuravelmente, diversificados nas formas de agir,pensar e sentir. E, portanto, há entre nós uma grande variabilidade comportamental. Mas, uma coisa é muito importante: não podemos esquecer dos valores mais apregoados por todas as sociedades, com fins de integração, compartilhamento, colaboração, solidariedade, justiça, amor, compaixão, etc., etc e etc. Valores definitivamente positivos/favoráveis e construtivos.
    Bem, no meio dessa teia incontável de diferenças humanas podemos pensar (por mais absurdo que possa nos parecer!) que dinheiro pode sim levar muitos à felicidade plena e realização total; outros irão afirmar que não, dizendo que
    “a felicidade que provém do dinheiro é curta, “fogo de palha”, uma verdadeira fábrica de ilusão e que dinheiro não traz felicidade; outros, se contentam, e muito!, por amealhar apenas cada vez mais dinheiro. Já conheci (como vocês também) pessoas bem sucedidas financeiramente e com forte sentido de completude; já, outras, bem sucedidas materiamente e infelizes. Esta é a diversidade humana e categorizá-la valorativamente,seria um grande equívoco de nossa parte!

    Quem somos nós para afirmar com convicção um ou outro valor positivos a se sobredeterminar a tantos outros positivos tam´bem?
    A questão é que (e eu também concordo!)a nossa vida passa a ter um significado especial, nobre até, ao agir conforme os valores sociais positivos, aqueles que tanto a sociedade tentou nos inculcar, como a integridade, a comunhão, a solidariedade, etc e tal. Mas eu não me esqueço jamais, de saber que precisamos estar abertos à essa maravilhosa diversidade humana.
    Angela Paes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *