Os psicólogos dizem que 90% do nosso comportamento podem ser um reflexo de nossos hábitos. Desde a hora que acordamos até o momento de ir para a cama, fazemos centenas de coisas todos os dias, sempre da mesma maneira. Isso inclui o modo de tomar banho, ler o jornal, escovar os dentes, organizar a sua mesa de trabalho, fazer compras no supermercado e limpar a casa.Sucesso Pessoal

A boa noticia é que os hábitos ajudam a liberar a mente enquanto o corpo está no automático. Isso permite que você planeje os seus dias enquanto está no chuveiro e fale com seus amigos enquanto limpa a casa. A má noticia é que você pode ficar prisioneiro de padrões de comportamento inconscientes e autodestrutivos e, com isso, inibir o seu crescimento e limitar o seu sucesso.

Para ser bem-sucedido você terá que abandonar alguns costumes (não retornar telefonemas, ficar vendo televisão até tarde, fazer comentários sarcásticos, comer fast-food , fumar, chegar atrasado a seus compromissos, gastar mais do que ganha) e substituí-los por outros mais produtivos (dar feedback, dormir oito horas por dia , fazer exercícios quatro vezes por semana, se alimentar de forma saudável, ser pontual e poupar 10% do que você ganha).

Bons ou maus, seus hábitos sempre produzem resultados.

O sucesso exige concentração, disciplina pessoal e muita energia para fazer com que as coisas aconteçam. Os costumes que você desenvolve acabam determinando como será o seu futuro. No futuro, seus sonhos é que determinam os seus resultados.

Um dos problemas para quem tem maus hábitos está no fato de os resultados só aparecem muito tarde na vida. Ao desenvolver uma pratica pouco saudável, a vida devolve as consequências, goste você ou não.

Hábitos negativos provocam consequências negativas, e o oposto é verdadeiro. Para conseguir resultados diferentes, é preciso mudar a maneira de fazer as coisas – a repetição de velhas rotinas significa obter resultados previsíveis.

Existem dois caminhos para mudar seus hábitos. O primeiro é fazer um inventário de tudo que o mantém improdutivo ou que possa influenciar negativamente o su futuro. Procure por padrões, como os apresentados abaixo:

  • Deixar sempre para depois o que pode fazer agora.
  • Pagar as contas no último prazo.
  • Não entregar no prazo documentos e serviços prometidos.
  • Chegar tarde a reuniões e encontros
  • Esquecer o nome de alguém segundos depois de a pessoa ter sido apresentada
  • Interromper os comentários das outras pessoas em vez de escutar.
  • Atender ao telefone quando está jantando com a família.
  • Trabalhar até tarde.
  • Comer fast-food mais de duas vezes por semana.

Uma vez identificando o que precisa mudar em seu cotidiano, o segundo caminho é escolher costumes melhores e mais produtivos. Isso o levara ai sucesso e também ao desenvolvimento de sistema de apoio a essas novas praticas.

Se a sua meta é ir à academia todas as manhãs, vá dormir uma hora mais cedo. Mas o que, especificamente, você precisa fazer para adotar esse hábito? O que fará para se manter motivado? Ver menos televisão? Jantar mais cedo? Adquirir o costume de meditar antes de dormir?

Se você usar essas estratégias para desenvolver pelo menos quatro novos hábitos por ano, terá conseguido 20 novos hábitos de sucesso ao fim de cinco anos. Pesquisas recentes mostram que, se você repetir determinado comportamento por 13 semanas seguidas – quer seja meditar 20 minutos por dia, escovar os dentes, rever suas metas ou escrever cartas de agradecimento para os clientes -, terá adquirido esse habito para o resto da sua vida.

Ao adicionar um comportamento de cada vez, você conseguira os relacionamentos e o corpo saudável com que sempre sonhou – sem contar as infinitas oportunidades que virão. Para ajuda-lo nesse processo, coloque avisos que o lembrem do seu compromisso.

Fontes: Os princípios do sucesso – Jack Canfield

Sucesso Pessoal: Cultive bons hábitos para ser bem-sucedido!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *