delegarDescubra do que sua equipe é capaz de dar conta. Se você for um líder ou um gerente, precisa aprender algo que todos os gestores têm de saber se não quiserem ser condenados a uma vida de trabalho árduo desnecessário: delegar é imprescindível.

Poucas instituições ensinam as pessoas a fazer isso, mas trata-se de uma habilidade decisiva para gestores e supervisores.

Delegar tarefas e trabalhos é a extensão da atuação desses profissionais, é por isso que eles têm essas funções. Porém, não é raro velos incapazes de fazer isso, o que resulta em gestores trabalhando horas demais e seus colaboradores vendo pouco o que fazer.

Se sua situação é essa, aprenda a discernir o que deve ser feito por você e o que é possível delegar para as pessoas que compõem a sua equipe. Isso exigir uma avaliação precisa dos seus colaboradores e de suas capacidades. Muitos agradecerão por você repassar as atividades, e esses devem ser os mais valorizados.

Quando eu era jovem gestor, uma das coisas mais difíceis de aprender foi delegar trabalho aos outros. Entretanto, assim que abracei essa necessidade, minha ida se tornou muito mais condizente com as minhas expectativas.

Descubra o que os outros podem fazer melhor que você

Caso você atue como supervisor, uma das suas responsabilidade principais é gerenciar a sua equipe. Para fazer isso, você precisa saber o que cada um deles faz melhor e quais são seus pontos fracos. Assim, quando uma tarefa surgir, você deve estar apito a delegá-la  ao membro da sua equipe que for mais bem capacitado para cumpri-la.

Isso exige uma noção real dos pontos fortes e dos pontos fracos dos integrantes da equipe, bem como a vontade de delegar trabalho a eles.

Não se coloque na velha situação do “se quero algo bem feio, eu é que tenho de fazê-lo”. Já vi muitos gestores sobrecarregados por seguirem essa linha de pensamento, e eles tendem a se enrolar rapidamente. Confie nos pontos fortes do seu pessoal. A longo prazo, você economizará muito tempo.

Não se coloque no modo “eu mesmo faço”. Você terá muitos problemas agindo assim e isso tomará uma quantidade enorme de seu tempo.

Treine sua equipe para dar conta o recado.

Uma vez que a avaliação dos membros da sua equipe esteja pronta, é claro que você encontrará pontos fracos em casa um. Porém, não presuma que, só porque alguém não é bom em uma determinada tarefa, você jamais delegará esse tipo de trabalho para essa pessoa. Se fizer isso, quem acabará tendo que realizar a atividade, vez ou outra, será você, já que os demais integrantes da equipe estarão engajados em outros projetos e não poderão assumir mais um. Assim, você resolve encará-la e, mais uma vez, acaba tendo que fazer hora extra, enquanto o colaborador mal treinado vai para casa no horário.

Em vez disso, assim que você tiver consciência dos pontos fracos de cada um em sua equipe, trabalhe para que as pessoas os superem. Quando uma tarefa com prazo razoável para finalização aparecer, delegue-se para alguém que a executou . Faça com que essa pessoa atue com você ou com outro colaborador para que, sob supervisão, ela aprenda o trabalho. Treine o profissional. Pode ser que você perca um pouco de tempo na primeira vez, mas a compensação vira depois, quando o colaborador tiver aprendido a realizar a atividade.

Pense nisso com um investimento. No inicio você precisa dedicar um pouco de  seu tempo, mas, depois, quando as psoas souberem como fazer as atividades, o esforço será recompensado.

Tarefa – Avalie sua equipe, identifique os pontos fracos e treine seus membros nas atividades em que eles ainda não se mostram competentes. Assim, no futuro, você poderá delegar essas tarefas a eles.

Sucesso Profissional – Aprenda a delegar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *