Ter um objetivo real e conquista-lo é…
- Entrar em ação em vez de apenas pensar naquilo que quer realizar. Ao passar do plano mental para o plano físico, você entra em movimento e descobre os segredos do caminho ao caminhar.
- Saber que tudo o que nos acontece na vida é produto das decisões que tomamos. Essa clareza faz com que você se mantenha alerta e vigilante em relação as suas escolhas, retomando a rota cada vez que se afastar do caminho.
- Desenvolver as habilidades de que precisa para poder levar adiante as ações necessárias para conquistar seus objetivos.
- Valorizar cada passo sem esperar por grandes realizações para desfrutar a vistoria. Uma vez que todo o objetivo é divisível em pequenos atos, cada vez que você cumpre uma tarefa ligada á meta conquista uma vitória.
- Recomeçar a cada tentativa mal sucedida, sem se deixar abater pelo que não funcionou. Cada tentativa frustrada pode se transformar em combustível para prosseguir.
- Considerar as alternativas disponíveis para chegar aonde se quer. Muitas vezes o caminho para alcançar um objetivo trás novas informações que precisam ser consideradas, alterando o planejamento anterior. Saber reconhecer as necessidades do momento e fluir com elas é uma das habilidades fundamentais quando se quer alcançar um objetivo.
- Perceber as oportunidades presentes em todas as crises e não deixar que o pessimismo, o desanimo ou as dificuldades o afastem do seu objetivo. Mesmo quando a ação possível é a não ação, a escolha consciente da atitude a tomar mantém a energia conectada com seu objetivo, até que o momento oportuno para prosseguir se apresente.
- Estar disposto a pagar o preço. Não dá para ter tudo na vida, e a menos que você se disponha a abrir mão do que for necessário para conquistar seu objetivo, não será bem sucedido.
- Acreditar que cada um é arquiteto da própria vida. Quando se sabe aonde se quer chegar, os recursos necessários se apresentam desde que esteja comprometido com aquilo que quer. Compromisso com alguma coisa é não abrir espaço para nenhuma outra possibilidade que não seja cumprir aquilo com o que você está comprometido. Comprometa-se com seu objetivo e chegará lá.
Exemplo:
Paulo sempre amou a natureza e a vida ao ar livre. Para ele, a liberdade valia muito mais do que dinheiro, bens materiais ou o conforto que um emprego convencional poderia representar. Por isso, aos 28 anos, depois de sete vestindo terno e gravata, pediu demissão da empresa onde trabalhava.
Decidiu que queria ter um barco para levar turistas em passeios pelo litoral do Rio de Janeiro e de São Paulo. Fez um levantamento do mercado de turismo e de quanto precisava para comprar seu primeiro barco. Com esse objetivo definido, foi trabalhar numa agencia de viagens vendendo pacotes turísticos enquanto aprenda mais sobre a área.
Traçou um plano e seguiu em frente. Entrou para um curso de inglês e outro de espanhol e, assim, a cada dia, dava um passo adiante na direção que havia traçado.
Como trabalhava muito e adorava viajar, conseguiu um bom salário com as comissões que ganhava. Enquanto aplicava quase tudo o que ganhava, continuava a fazer esportes e a ir para casa dos pais em Búzios sempre que podia. Alguns anos depois, com apoio do dono da empresa onde estava. Paulo foi a uma feira robótica para comprar seu primeiro barco.
A essa altura, dominava o inglês e o espanhol e estava aprendendo italiano. Começou a fazer pequenos passeios, levando turistas indicados pelo ex-chefe. Aos poucos, varias agencias de turismo e pousadas começaram a indica-lo e ele trocou de barco.
Logo, estava fazendo passeios maiores com paradas em restaurantes especializados em frutos do mar, com os quais estabeleceu parceria. O negócio progrediu e, em alguns anos, ele tinha três barcos e sua frota continuava crescendo. Ele contratou pessoas para trabalhar no negocio e pode viajar mais para fazer o que sempre quis: viver com liberdade nas paisagens belas do mundo.