A auto-educação, acredito firmemente, é a única espécie de educação que existe.
Isaac  Asimov

Motivacional - auto-educação

Os desafios da vida não deveriam paralisá-lo, mas ajudá-lo a descobrir quem você é.
Bernice Reagan

Motivacional - Os desafios mostram quem você é

Quase todo mundo gostaria de ter à mão uma ferramenta capaz de impedir que situações desagradáveis abalassem seu estado emocional. Algo que funcionasse como uma vacina contra aborrecimentos e eventos negativos.

A boa noticia é que esta ferramenta existe e encontra-se disponível  para todos. Chama-se observação.

Observar é processar informações e decidir o que fazer com elas sem julga-las. Significa aceitar aquilo que é sem manipulação ou interpretações pessoais.

Como um astronauta que ao explorar o espaço colhe informações, mas não se detém nem se Poe a julgá-las. Ele apenas observa e registra: cores, formas, composição química, temperatura e outros aspectos que se apresentam.

A cola que une uma situação a uma emoção impede a avaliação objetiva e clara do que acontece. À ausência de carga chamamos neutralidade.

Neutralidade é a capacidade de esvaziar um fato de qualquer carga de julgamento.

Permite que, ao observar, você resista a tentação de classificar o que é percebido pelos sentidos. Em vez disso, você adquire distanciamento e altitude e se sobrepõe aos pensamentos preconcebidos.

A neutralidade está na forma como você direciona a sua percepção. É o que acontece internamente quando você se depara com pessoas, fatos e memórias e se posiciona como se estivesse do lado de fora.

Auto-observação

A auto-observação significa voltar-se para dentro e buscar aquilo que é verdadeiro para você.

Observar é permitir que as coisas passem sem tentar detê-las ou ter controle sobre elas. É aceitar expectativas passadas, circunstancias e comportamentos, sem se confundir com eles.

Ao se observar, você percebe que você não é o seu medo nem sua resistência, tampouco sua autoimagem construída pelo ego. Percebe que o seu ser é maior e não se confunde com seus comportamentos.

Observar é estar em contato com o que perdura, com o que não tem inicio nem fim, com o que é seu ser autêntico, que independe de palavras e existe, simultaneamente, em todos os níveis da consciência. A observação é a chave que abre a compreensão de quem somos, do que nos importa verdadeiramente e do caminho a seguir.

Observar é…

  • Agir como se fosse um extraterrestre em visita ao planeta Terra e se colocar no lugar de um explorador, registrando e percebendo, sem fazer julgamentos.
  • Perceber os seus pensamentos sem tentar detê-los. Aceite os sentimentos, às imagens, seja lá o que for. Nada disso é você, deixe tudo fluir simplesmente.
  • Entrar em contato com seus sentimentos e com suas emoções sem julgá-los. A partir do reconhecimento do que estiver sentindo, poderá mudar seu estado, direcionando seu pensamento e entrando em ação.
  • Reservar, diariamente, um tempo para estar consigo mesmo. O ideal é fazer isso logo depois de acordar, ou antes, de dormir, pois nesses momentos o subconsciente está mais acessível, e a mente mais relaxada.
  • Concentrar a atenção na sua respiração, durante um minuto, três vezes ao dia. Este exercício desenvolve a atenção no que e no agora, apoiando sua decisão de estar presente no presente.
  • Imaginar uma parede de vidro entre você e uma situação que o desequilibra. Imagine que o vidro o separa do conteúdo emocional e permite que veja o que esta se passando do lado de fora. Diminua as cores da cena, abaixe o volume do som, afaste-se das sensações ali associadas. Ao se colocar numa situação dissociada, poderá observar e decidir qual a melhor atitude a tomar.
  • Olhar para dentro e fazer relações de causa e efeito, descobrindo como se desencadeiam suas emoções e como você age diante do estresse, como se estivesse decodificando um jogo.
  • Conhecer seus processos internos dá a você ferramentas para interferir no modo como eles acontecem e transformá-los.
  • Ter uma intenção clara e filtrar as fantasias e as ilusões sobre uma situação, para lidar com a realidade.
Auto-observação – Ferramenta para o Sucesso!

3 ideias sobre “Auto-observação – Ferramenta para o Sucesso!

  • Pingback:sucesso | osmarfpereira

  • maio 15, 2013 em 11:57 am
    Permalink

    Simplesmente incrível as matérias que vcs postam…

    Todas elas de grande valia nesse mundo globalizado e fazemos facilmente a auto-educação com essa distribuição de conhecimentos…Só não aprende quem não quer!

    Parabéns ao site Sucesso é ser feliz!

  • maio 20, 2013 em 12:41 pm
    Permalink

    Gostaria de receber os vídeos motivacionais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *