Sucesso

Auto-observação – Ferramenta para o Sucesso!

A auto-educação, acredito firmemente, é a única espécie de educação que existe.
Isaac  Asimov

Os desafios da vida não deveriam paralisá-lo, mas ajudá-lo a descobrir quem você é.
Bernice Reagan

Quase todo mundo gostaria de ter à mão uma ferramenta capaz de impedir que situações desagradáveis abalassem seu estado emocional. Algo que funcionasse como uma vacina contra aborrecimentos e eventos negativos.

A boa noticia é que esta ferramenta existe e encontra-se disponível  para todos. Chama-se observação.

Observar é processar informações e decidir o que fazer com elas sem julga-las. Significa aceitar aquilo que é sem manipulação ou interpretações pessoais.

Como um astronauta que ao explorar o espaço colhe informações, mas não se detém nem se Poe a julgá-las. Ele apenas observa e registra: cores, formas, composição química, temperatura e outros aspectos que se apresentam.

A cola que une uma situação a uma emoção impede a avaliação objetiva e clara do que acontece. À ausência de carga chamamos neutralidade.

Neutralidade é a capacidade de esvaziar um fato de qualquer carga de julgamento.

Permite que, ao observar, você resista a tentação de classificar o que é percebido pelos sentidos. Em vez disso, você adquire distanciamento e altitude e se sobrepõe aos pensamentos preconcebidos.

A neutralidade está na forma como você direciona a sua percepção. É o que acontece internamente quando você se depara com pessoas, fatos e memórias e se posiciona como se estivesse do lado de fora.

Auto-observação

A auto-observação significa voltar-se para dentro e buscar aquilo que é verdadeiro para você.

Observar é permitir que as coisas passem sem tentar detê-las ou ter controle sobre elas. É aceitar expectativas passadas, circunstancias e comportamentos, sem se confundir com eles.

Ao se observar, você percebe que você não é o seu medo nem sua resistência, tampouco sua autoimagem construída pelo ego. Percebe que o seu ser é maior e não se confunde com seus comportamentos.

Observar é estar em contato com o que perdura, com o que não tem inicio nem fim, com o que é seu ser autêntico, que independe de palavras e existe, simultaneamente, em todos os níveis da consciência. A observação é a chave que abre a compreensão de quem somos, do que nos importa verdadeiramente e do caminho a seguir.

Observar é…

Auto-observação – Ferramenta para o Sucesso!
Sair da versão mobile