Motivação – Conquiste a confiança dos colaboradores
Motivar os profissionais mais talentosos é a função mais importante de um líder. Para saber se você está sendo bem-sucedido nessa tarefa, responda às seguintes perguntas: A cultura da empresa estimula as pessoas a irem trabalhar todos os dias? Você trata os membros da equipe com dignidade? Os cargos têm funções definidas?
Todas essas perguntas são importantes quando se trata de manter os melhores profissionais na sua equipe e na sua empresa. Afinal, é mais do que natural que as pessoas queiram trabalhar num ambiente agradável e estimulante, que valorize o desenvolvimento pessoal e o respeito profissional. Todo mundo sabe que o processo de contratação é complicado, longo e cheio de incertezas. Minimizar esse processo significa diminuir a rotatividade de pessoal, o que traz economia e aumento de produtividade para a empresa.
Quando você contrata e investe em pessoas, está criando um ativo valioso para a empresa. A questão é como mantê-las cada vez mais motivadas. Pesquisas mostram que o item mais valorizado por um colaborador não é o salário, o cargo ou a bonificação que ele recebe por alguma conquista especial – o que realmente faz toda a diferença, e aí, sim, sua influência como líder é total, é a qualidade do ambiente de trabalho.
Ele quer se sentir bem, querido, acolhido e, acima de tudo, respeitado tanto do lado profissional quanto no pessoal. Só assim os melhores talentos do mercado vão querer ser contratados e preservar seu emprego. Não existe maior orgulho para um líder do que dizer: “Todo mundo quer trabalhar aqui”.
Veja algumas sugestões e idéias para motivar e manter os melhores profissionais em sua equipe:
Saiba o que mantêm os melhores talentos
Um ambiente agradável, no qual os colaboradores se sintam bem, e uma cultura que estimule a trabalhar com boa vontade. Essa é a meta de qualquer empresa. O Google, um dos sites de busca mais usados da internet, oferece regras superflexíveis para o dia-a-dia no trabalho, o que permite que cada um faça o que quiser: há quem faça uma parada no meio da manhã para treinar arremessos na quadra de basquete enquanto o colega da mesa ao lado faz questão de ter a companhia de seu cachorro, mas há ainda outras benesses, como refeições gratuitas no restaurante da empresa. O resultado? Uma equipe dedicada, que enfrenta sem reclamar as longas e pesadas jornadas de até 20 horas de trabalho. Por que eles fazem isso? A razão é simples: porque eles amam seus empregos.
Entenda as razões que motivam os colaboradores a ficar
Não é uma questão de dinheiro. Os melhores profissionais querem trabalhar em um ambiente agradável, que estimule o desenvolvimento pessoal e no qual se sintam respeitados e valorizados. Um bom salário e bonificações são, claro, itens importantes, mas nesse caso ficam em segundo plano.
Deixe valores e atitudes serem o seu guia
Não é simplesmente a experiência que conta. Para as empresas, o que as pessoas sabem é menos importante do que elas são. No processo de seleção das empresas, o critério é escolher o profissional que a empresa quer ter. Seu objetivo é formular uma cultura corporativa que leve as pessoas com a postura, os valores e as atitudes “certas” a quererem construir uma carreira de sucesso.
Fonte: Livro Como Motivar sua Equipe