Perdoe e vá em frente
Quando você não perdoa, a questão continua ocupando espaço na sua mente, sem pagar aluguel.
Isabelle Holland
A ira, o ressentimento e o desejo de vingança desperdiçam uma energia valiosa que poderia ser dirigida para ações positivas, destinadas a alcançar suas metas. Lembre-se você atrai o tipo de sentimento que esta sentindo. Sendo negativo e vingativo, a probabilidade é de que atraia problemas do mesmo tipo.
A melhor estratégia e aprender as lições, perdoar e ir em frente. Você precisa perdoar aquele sócio que mentiu e o prejudicou financeiramente, ou aquele colega que roubou seus creditos em um trabalho ou que falou mal de você pelas costas.
Essa atitude faz com que você volte ao presente – onde as coisas boas podem acontecer. Ficar preso ao passado rouba a energia que você precisa para forjar o futuro e criar as condições para alcançar o que deseja.
A palavra perdoar significa desistir – a seu favor. Não a favor dos outros. Há pessoas que, quando finalmente conseguem
- Reconheça a sua ira e ressentimento
- Reconheça a ofensa e a dor.
- Reconheça os medos e as dúvidas.
- Admita sua participação em deixar que isso ocorresse.
- Reconheça o que você estava querendo e não conseguiu e, em seguida, coloque-se na posição da outra pessoa e pense nas necessidades que ela tentava encobrir com seu comportamento.
- Esqueça e perdoe o que ela fez.
Faça uma lista de todas as pessoas que o magoaram e como:
________________me feriu ao_________________
Nesse momento, você aplica o Processo da Verdade Total. Refina sobre o que pode ter acontecido na vida de cada pessoa e o que a levou a fazer o que fez com você.
É importante se lembrar de que todas as pessoas (incluindo você) fazem o melhor que podem para satisfazer suas necessidades básicas, com a percepção, o conhecimento, o talento e a técnica que possuem no momento. Se pudessem fazer melhor, fariam.
À medida que elas percebem como seu comportamento afeta os outros, aprendem maneiras mais eficientes e menos agressivas de satisfazer suas necessidades e acabam agindo de modo menos nocivo.
Uma última técnica para ajuda-lo a perdoar – recite o seguinte pensamento várias vezes por dia:
Eu me libero de todas as questões e julgamentos que me limitam. Liberto-me para viver com alegria, amor e paz. Prometo criar relacionamentos positivos, ser bem-sucedido, sentir prazer em viver, e, no processo, libero todos os outros de quaisquer questionamentos e expectativas que tenham colocado sobre eles.
Escolho ficar livre. Perdoo a mim mesmo e a todos. Assim é.