A palavra entusiasmo vem do grego entheos , que significa “estar repleto com Deus”. Quando a pessoa se sente dessa forma, torna-se, naturalmente, inspirada e apaixonada. Às vezes, essa paixão se expressa de uma maneira dinâmica e enérgica. Outras vezes, a demonstração assume uma forma mais tranquila.
Sem duvida, você conhece pessoas apaixonadas pela vida e entusiasmadas pelo trabalho, totalmente comprometidas com a sua missão. Esse é o tipo de energia que vem do amor e do prazer pelo que se faz – que vem do coração e da fé na alegria de fazer. Se esse é o seu caso, você já é um sucesso.
Momentos de Felicidade
Dê uma olhada na sua carreira por alguns momentos e responda com honestidade: “Está fazendo o que gosta?” Segundo o Instituto Gallup, um terço dos americanos ficaria mais feliz se mudasse de emprego.
O problema é descobrir o que gostaria de fazer se tivesse a chance de escolher qualquer outra coisa. Como exercício de imaginação, pense que você acabou de ganhar na loteria e ficou rico.
As pessoas bem-sucedidas gostam tanto do fazem que até trabalhariam de graça. Mas elas não precisam, não é mesmo? Afinal, são bem-sucedidas porque encontram uma maneira de ganhar a vida fazendo o que adoram fazer.
Se não é o seu caso, identifique os momentos em que você se sente mais feliz, mais alegre, mais reconhecido e mais apreciado. São eles os melhores indicadores de que você pode tornar sua vida apaixonante.
A paixão é uma ferramenta poderosa para alcançar o sucesso e, como tal, exige intensa dedicação. Ou seja, você precisa passar mais tempo fazendo o que gosta, descobrindo seus verdadeiros propósitos, acreditando em seu potencial, investindo na carreira dos seus sonhos, delegando tanto quanto possível o que não for da sua especialidade e dando passos concretos na direção de suas metas.
Ao demonstrar paixão e entusiasmo, você se torna um magneto para os outros, que se sentem atraídos pelo seu nível de energia. As pessoas vão querer se associar a você e ao seu sucesso e participar , de alguma forma, de seus sonhos e metas. Como resultado, você aumentará sua produtividade e agilidade e passará a tomar decisões mais sábias.
Paixão por ensinar
A Escola Hobart está localizada em uma área de Los Angeles infestada por drogas e gangues. No entanto, os estudantes do professor Rafe Esquith têm melhores notas que o restante da escola. Eles aprendem a língua inglesa fazendo teatro com peças de Shakespeare.
Rafe faz questão de manter um grande cartaz – NÃO EXISTEM ATALHOS – pendurado acima do quadro-negro.
Os “shakespearianos” de Hobart já apresentaram 15 peças do dramaturgo inglês até na Casa Branca. Merecidamente. Rafe recebeu o titulo de Professor Nacional do Ano da Disney, a medalha Nacional das Artes e a condecoração mais lata dada a um cidadão não britânico pela rainha Elizabeth – a de Membro do Império Britânico.
Qual foi o combustível que motivou esse professor de escola publica a trabalhar 12 horas por dia, seis dias por semana , 52 semanas por ano durante 21 anos? Paixão e entusiasmo. Sua alegria de ensinar é contagiante – aumenta tanto a autoestima dos alunos quanto o seu desempenho acadêmico.
Eis como Rafe vê a questão: “Não permitir que o fiasco educacional de hoje, que sistematiza a mediocridade e a uniformiza, me transformasse em um robô, como tantos professores potencialmente bons se tornaram. Mantive vivos o meu espírito e as minhas paixões pessoais e , como amante de Shakespeare, passei toda essa excitação para as jovens mentes dos meus alunos.
Nas minhas aulas, o sucesso e a excelência tornaram-se um padrão normal, não a exceção a regra. Tem sido uma experiência maravilhosa.
Fonte: Os princípios do sucesso – Jack Canfield”