Sucesso

Reunião: fale menos e escute mais

Todos nós conhecemos alguém que adora ouvir a própria voz. Qualquer reunião se torna uma oportunidade para se exibir e questionar os fatos mais irrelevantes. Não siga esse exemplo. Você estará desperdiçando o seu tempo e o dos outros.

Em geral, as pessoas que monopolizam as conversas não têm consciência disso. Provavelmente gostam de falar e isso as ajuda a processar as informações. Se esse for o seu estilo, no entanto, analise as possíveis consequências. Os outros podem começar a isolá-lo, a não convocá-lo para reuniões ou deixar de lhe dar apoio de que você necessita.

Na próxima reunião certifique-se de participar exercendo o papel de membro de uma equipe. Se as pessoas olham para você toda vez que há uma pausa na conversa, isso é um sinal de que você está se excedendo. Concentre-se em ouvir e fazer perguntas. Quando os outros se dirigirem a você já esperando um comentário, diga algo como ” Gostaria de ouvir o que Fulano pensa desse asunto”. Passe suas idéias para o papel conforme elas forem surgindo e escolha a melhor oportunidade para compartilhá-las. Nunca interrompa alguém que estiver falando.

A maioria de nós deveria ouvir mais e falar menos. Certamente aproveitaríamos melhor todo tipo de conversa.

Fonte: Livro Vá Direto ao Assunto

Reunião: fale menos e escute mais
Sair da versão mobile