Texto motivacional – Supere o problema
Se alguém lhe der uma fechada no trânsito, é provável que você fique com raiva, e esse sentimento poderá provocar uma reação violenta. A primeira descarga de adrenalina é uma resposta biologicamente saudável a uma ameaça e lhe dá a energia necessária para agir depressa e se proteger – nesse caso, pisando fundo no freio. Mas reagir com violência está longe de ser saudável. Quando alguém lhe der “fechada” no trabalho, reconheça o que aconteceu e, a seguir, esqueça. Ficar remoendo a raiva vai lhe roubar tempo, energia e concentração. Se você sentir que está entrando nesse estado agressivo, siga os seguintes conselhos:
- Não tome nenhuma atitude precipitada até ter se acalmado.
- Dê uma volta ou fale com alguém em quem confia até liberar um pouco da raiva. Se deixar esse sentimento assumir o comando, você poderá se arrepender de suas ações mais tarde.
- Evite descarregar sua ira em outras pessoas. Se você está chateado porque um colega foi promovido em seu lugar, não deixe isso afetar seu relacionamento com aqueles com quem convive.
- Deixe a raiva passar. Você não pode mudar o passado, mas pode aprender com a situação atual e seguir em frente.
Em alguns casos, é importante confrontar a situação que o irrita. Seu colega fez mesmo algo errado? É um direito dele contestar respeitosamente a proposta que você apresentou, mas, se ele ridicularizou suas idéias em vez de oferecer uma crítica construtiva, converse com ele a sós. Explique como você se sentiu com a atitud dele e peça que isso não aconteça outra vez. E, por fim, deixe isso para trás.
A raiva consome tempo e energia. Reagir sem pensar quando você está irritado piora mais as coisas e pode afetar não somente a sua carreira, mas a sua vida pessoal também.
Fonte: Livro Vá Direto ao Assunto