Nós não somos seres humanos passando por uma experiência espiritual, mas seres espirituais passando por uma experiência humana.
Theillard de ChardinNa longa jornada da vida humana, a fé é a melhor das companhias, é o melhor refresco na viagem e é a maior das propriedades.
Buda
De fato, a espiritualidade não é algo separado da vida diária, uma atividade, entre outras, a ser enquadrada na agenda.
A teoria do caos, formulada pelo meteorologista Edward Lorenz, diz que o bater de asas de uma borboleta no Brasil pode causar um tornado no Texas. A verdade é que estamos conectados, participando de uma rede infinita de causas e efeitos. Um só pensamento, palavra e gesto que alguém tem influem no destino da humanidade.
Cada pessoa recebe a chave da vida dentro do seu coração, embora a maioria passe a vida procurando-a do lado de fora. Por isso, tantas pessoas correm sem sucesso em busca do que esteve todo o tempo dentro de si, a falta de conexão com o ser verdadeiro gera desejos que jamais poderão ser satisfeitos.
Conexão espiritual
Viver conectado espiritualmente é manter a consciência alinhada em todos nos níveis: físico, emocional, mental e espiritual. É ter consciência de que somos seres multidimensionais, com canais de comunicação que funcionam além dos sentidos físicos.
Ao ingressar nessa consciência você compreende que a única forma de mudar a vida é mudando a si mesmo. E que precisa manter a atenção constante para não se distrair no caminho e se perder do que seu propósito. Então, apoderando-se da sua herança humana, empunhando a espada do coração, pode se tornar dono do próprio destino.
Você sabe que está vivendo espiritualmente quando a alegria, o entusiasmo e o amor fluem espontaneamente e você se sente leve e confiante.
Mesmo nos momentos difíceis, em que os desafios do crescimento se apresentam, ganha a força necessária para superar todos os obstáculos.
Espiritualidade no dia-a-dia é saber dizer sim e dizer não. Sem medo de buscar o próprio caminho, libertando a si e ao outro, quando essa é a melhor escolha.
É descobri que a inteligência infinita do universo está presente em seu interior e perceber que você tem tudo o que precisa para ser feliz.
A força do amor
Quando o homem enfrenta seu destino com coragem, abandonando a armadura do ego, pode romper as defesas que o separam do seu próximo. E, ao olhar o mundo através dos olhos espirituais, descobre que a força que reage o universo, a energia fundamental da vida, cura para os desequilíbrios é o amor.
Espiritualidade no dia-a-dia é deixar que o amor o guie.
Quando o amor guia sua vida, você deixa de viver no ego e abandona o senso de autoimportância que mantém a ilusão da separação.
Como só se pode dar aquilo que se tem, o amor pelo outro tem como pré-requisito o amor por si próprio amar a si mesmo é, portanto, a primeira das atitudes espirituais que se pode ter.
A consciência espiritual iguala todos os seres em sua essência, mostrando que ninguém é melhor ou pior do que ninguém, mas companheiros de experiência no planeta. Ao buscar a luz em cada ser com quem entra em contato, você se conecta com o amor.
Esse olhar amoroso vai se estender sobre cada pessoa com a qual entra em contato. E você passa a cuidar das suas ações como um jardineiro cuida das sementes plantadas em seu jardim
Perdoar, apoiar e compartilha são verbos que saem do dicionário para entrar na sua pratica.
Quando o amor flui, você se sente grato pela vida e por todas as suas experiências, principalmente as difíceis, aquelas que exigem muito de você, mas que contem as grandes oportunidades.
Aqueles que não estiverem em sintonia simplesmente se afastarão. É importante deixa-los ir, sem julgamentos ou exigências.
O ponto de vista amoroso não julga, não quer mudar o outro, mas aceita cada pessoa como ela é.
Espiritualidade a autoconhecimento
O mundo funciona como um espelho que reflete de volta aquilo que cada um trás dentro de si. O seu mundo interno, portanto, é a matriz a parti da qual você cria suas experiências.
Ao ignorar a necessidade de olhar para dentro, você se mantém separado do seu centro, perdendo a oportunidade de criar sua vida. E quem não é autor da sua historia vive de forma reativa, buscando a aprovação e a aceitação dos outros como uma confirmação do seu valor.
O autoconhecimento é o caminho mágico da conexão com quem você verdadeiramente é.
Conhecem a si mesmo o torna uma pessoa melhor, mais capaz de olhar para o outro com generosidade e compaixão. Este é o princípio da atitude espiritual.
Por meio da espiritualidade você se dá conta de que a vida acontece em varias dimensões. Essa consciência só se torna acessível pelo caminho interior.
Espiritualidade é abundancia.
Muitas pessoas descartam a ideia de espiritualidade temendo que ao se tornarem espirituais tenham que abrir mão dos prazeres do mundo.
Elas compartilharam a ideia estereotipada do homem espiritual como alguém alienado do mundo, meditando nua montanha, encerrado em comunidades místicas, vivendo na pobreza e na escassez.
Na Terra, entretanto, as necessidade materiais concentram os esforços do homem que não quer apenas sobreviver, mas desfrutar o conforto e as atrações disponíveis para consumo.
O desejo de ter mais pode ser um incentivo para ser mais, já que dinheiro não é bom nem ruim, mas a energia de troca que movimenta o mundo.
A espiritualidade vivida plenamente significa abundancia em todos os níveis. Saúde, riqueza, alegria e prosperidade surgem como reflexo da atitude interior de esta alinhado com o Espírito, com Deus, com a inteligência infinita do universo.
O ser espiritual pode viver no mundo desfrutando todas as coisas boas, mantendo a consciência de sua essência. Sem preconceitos e sem ilusões, porque vive no aqui e no agora e se alimenta da energia do amor.