autoconfiançaOs sucessos do passado são fundamentais para estimular a auto-estima. Pesquisas mostram que reconhecer os próprios êxitos aumenta a autoconfiança e a disposição de assumir riscos para alcançar novos sucessos. Quanto mais você se aventura, maiores são suas chances de vencer na vida. Caso as coisas não aconteçam como você imaginou, a frustração é menor porque a auto-estima funciona como  um escudo protetor.

Conheça algumas maneiras simples, porem poderosas, de construir e manter no alto os níveis de autoconfiança e de auto-estima. Comece citando nove grandes sucessos. Para facilitar, divida sua vida em três períodos – por exemplo, se você tiver 45 anos, separe do nascimento aos 15, dos 16 anos 30 e dos 31 aos 45 – e então relacione três sucessos de cada período.

Para se convencer de que você é uma pessoa bem-sucedida e puder continuar realizando grades coisas, complete o passo seguinte desse exercício e faça um inventario de 100 ou mais sucessos. Em geral, pessoas chegam facilmente aos 30 e ai começa a dificuldade. Para chegar aos 100, relacione coisas como aprender a andar de bicicleta, cantar com solista da igreja, tirar nota 10, fazer o treino básico de sobrevivência, aprender s surfar, ganhar uma faixa na feira municipal, casar-se e ter o primeiro filho.

Todas essas coisas parecem muito simples agora, mas precisam ser reconhecidas como sucesso em sua trajetória de vida.

Reconheça o sucesso

Pessoas com alto nível de exigência em relação a si mesmas, chamadas perfeccionistas, costumam ter dificuldade de reconhecer o sucesso naquilo que fazem.

Em geral, esperam grandes feitos para celebrar, sem se dar conta de que são justamente os pequenos, às vezes imperceptíveis, progressos na direção dos seus objetivos que asseguram a vitória.

Essas pequenas ações são tudo aquilo que representa um avanço em relação aos seus objetivos, como, por exemplo, resistir aquele pedaço de bolo, quando o objetivo é reduzir o peso; reservar um tempo na agenda para retornar telefonemas; responder e-mails que precisam ser retornados, ir à academia, apesar da preguiça. Ou ficar em casa trabalhando em vez de sair com os amigos quando o trabalho precisa ser terminado; manter a casa em ordem; completar as leituras iniciadas; organizar sua mesa de trabalho; terminar aquela apresentação para a empresa; se matricular no curso de espanhol; contratar um plano de previdência privada; passar um final de semana fora com a família; cumprir compromissos, dizer “Eu te amo” para quem você ama etc. etc. etc.

Fontes: 51 Atitudes essenciais para vencer na vida e na carreira – Carlos Hilsdorf  / Vai Dar Certo – Jael Coaracy

Aumente a autoconfiança e auto-estima reconhecendo seus sucessos
Classificado como:    

2 ideias sobre “Aumente a autoconfiança e auto-estima reconhecendo seus sucessos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *