equipes de sucessoTodo grande empreendedor tem uma equipe eficiente, composta por consultores, vendedores e assistentes que realizam as tarefas diárias enquanto ele fica livre para cria novas oportunidades de sucesso.

Para que você use o seu tempo de forma mais eficiente e aprenda a delegar tarefas e funções, pode ser bastante útil o exercício de identificação das atividades que melhor se encaixam em suas habilidades e que, por isso mesmo, são as mais rentáveis e que produzem um nível mais elevado de satisfação.

O primeiro passo é fazer uma lista com tudo o que ocupa o seu tempo. Inclua até mesmo pequenos serviços, como atender a chamadas telefônicas, arquivar documentos ou tirar fotocopias.

A seguir, escolha as três atividades em que você é particularmente brilhante e, depois, as três que geram mais receita para você ou para a sua empresa – é nesse segundo grupo que você vai concentrar a maior parte do seu tempo e energia.

Finalmente, crie um plano de distribuição das tarefas de que você não goste ou para as quais não tem habilidade. Isso exige tempo, treinamento e paciência, mas o retorno é produtivo, pois permite que você elimine as atividades menos rentáveis ou não essenciais e se dedique apenas ao que de fato é bom.
Esse é o caminho para uma carreira brilhante.

Procure as pessoas-chaves para sua equipe

Se você é dono do seu próprio negocio – e, lembre-se,o empreendedorismo é uma das características de quem é bem-sucedido-, comece logo a procurar por pessoas-chave para montar a sua equipe.

Se você é profissional liberal e sua empresa é você, trate de procurar pelo Número 2 da empresa, alguém que seja dinâmico e que saiba lidar com os seus projetos e possa assumir as outras tarefas enquanto você se concentra no que faz melhor.

E, se você trabalha em casa, o seu “pessoal” mais valioso poderá ser a mulher da limpeza a vizinha, a babá e outras pessoas que possam assumir algumas tarefas e, com isso permitir que você tenha mais tempo para si mesmo e para sua família.

Delegar é uma arte

Se escolher com cuidado, você pode delegar tudo o que desvia a sua atenção e pertuba a sua concentração – até mesmo seus projetos “pessoais”. Há quem consiga repassar até a venda da casa e a mudança para um apartamento, como fez meu amigo Raymond Aaron.

Ele pediu que sua assistente encontrasse um apartamento de luxo, sala e quarto, perto do seu escritório; “negocie o aluguel traga o contrato para eu assinar. Depois, contrate um caminhão de mudanças, supervisione a mudança e siga o caminhão no seu carro até que cheguem á minha nova morada”.

Até a contratação da equipe de limpeza e a arrumação dos móveis e dos objetos nos seus devidos lugares ficaram sob responsabilidade da assistente da Aaron. “me chame apenas quando tudo estiver terminado”, avisou.

E onde estava Aaron enquanto a sua assistente fazia a mudança? De férias, na Flórida.

Embora tenhamos receio de que as pessoas não realizem as tarefas tão bem como nós, vale a pena arriscar – você pode se surpreender. Existem pessoas que adoram fazer o que você odeia e o fazem com muito mais competência do que você – a um custo surpreendentemente baixo.

Dicas para formar uma equipe eficiente e aprender a delegar!
Classificado como:        

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *