No filme O Sucesso a Qualquer Preço, um gerente de vendas começa uma reunião surpresa dizendo a seus vendedores: “A boaNão pise naqueles que você lidera! noticia é que todos vocês estão demitidos. A partir de agora, vocês tem uma semana para recuperar seus empregos. Ah, consegui sua atenção! Vamos melhorar a premiação pelas vendas deste mês. O primeiro prêmio é um Cadilac Eldorado, o segundo é um jogo de facas para churrasco e o terceiro é a demissão”.

Dois dos vendedores reagem as ameaças do gerente  bolando um plano de vingança para vender a concorrência sua carteira de clientes. O estimulo escolhido pelo gerente tem o efeito inverso, o aumento das vendas não acontece e até mesmo o melhor vendedor fracassa.

É claro que esta e uma versão hollywoodiana de uma empresa em que se trabalha sob pressão, além de ser uma visão destorcida do que é realmente vender, mas a liderança baseada na intimidação ainda vigora em muitas companhias.

Embora nos deparemos com centenas de relatórios sobre o assunto, é difícil encontrar exemplos de boa liderança. Para ser um bom líder, é fundamental saber lidar a si mesmo antes.

LíderQuais são as características de um bom líder?

  1. Percepção. Bons líderes não se limitam a repetir informações obtidas através da imprensa, da boca do povo ou da newletter da empresa. Um bom líder interpreta com exatidão os sinais emitidos pela alta gerencia e pela base da organização, compreende melhor do que os outros essas informações e as conduz de forma que todos a  entendam.
  2. Visão. Um bom líder é capaz de visualizar o futuro e as possibilidades que ele oferece. Essa visão lhe concede um tipo especial de autoridade que não consta no organograma da empresa. Os funcionários percebem que há um proposito nas opções feitas pelo líder e utilizam isso como guia para o que fazem.
  3. Ação. Líderes são avaliados pela maneira e pela rapidez com que agem. As pessoas que eles gerenciam se perguntam “Nosso líder evita confrontos?”, “Ele é capacitado para enfrentar os concorrentes”, “Ele recompensa os funcionários competentes?”. “Ignora as traições?”, “Quanto tempo demora para enfrentar problemas graves?”. “É capaz de tomar decisões rápidas?” e “Ele permite que os outros recebam o devido crédito pelas próprias vitórias?”.
  4. Responsabilidade. O líder oferece liberdade em troca de responsabilidade. Líderes medianos esperam que sua equipe seja responsável, bons lideres a ensinam a responder pelos próprios atos, os melhores líderes se transformam em modelos de responsabilidade e assumem as deficiências e fracassos do grupo.
  5. Autoliderança. Bons líderes tem autocontrole. Eles põem em pratica seus talentos, não importa onde estejam ou que desafios encontrem. Ter autoliderança é um pré-requisito imprescindível para liderar a outras pessoas.
  6. Respeito. Bons líderes respeitam sua equipe e tratam-na como se fosse um cliente. Se o gerente de vendas do filme O Sucesso a Qualquer Preço houvesse se dirigido com respeito aos vendedores, teria conseguindo a cooperação deles. Ao ameaça-los, o que obteve em resposta foi ansiedade, raiva, sabotagem e indiferença. A lição que fica é: o líder que trata os outros como idiotas não é um líder; é apenas mais um idiota.
Liderança: O que é necessário para ser um bom líder?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *