Qualquer pessoa que tenha tentado manter uma grande equipe ativa e focada durante todas as fases de um longo projeto sabe que essa é um empreitada bastante desafiadora.Quanto mais pessoas estiverem envolvidas e quanto mais tempo o projeto consumir,mais oportunidades para distrações aparecerão e isso diminuirá o ritmo de todo o grupo.Uma equipe com muitas pessoas representa um grande investimento,portanto torna-se crucial adotar um comportamento profissional que vá direto ao assunto.O segredo é produzir um impulso e manter o movimento.

Veja a seguir as orientações de uma empresa de seguros que,seguindo essa regra,conseguiu conduzir com eficiência um projeto complexo ao longo de dois anos:

  1. Torne o foco e o ritmo de trabalho elementos vitais de seu planejamento.Todos na equipe concordaram que não passariam para a fase seguinte até criarem um clima de engajamento e concentração.

  2. Atenha-se aos objetivos mais acessíveis.A equipe escolheu os três objetivos mais simples dentre todos os que deveria alcançar e se concentrou neles primeiro.Identifique iniciativas que terão ampla adesão,baixo custo e sejam relativamente fáceis de se concretizar.Escolha várias e faça com que sejam executadas.Isso envia uma mensagem para toda a equipe de que os processos estão andando.

  3. Concentre-se,então,em um grande objetivo.A empresa se comprometeu a tranformar a cultura dos setores que mais resistiam a mudanças.Uma decisão audaciosa,mas vital.A energia gerada com o sucesso inicial ajudou a alcançar esse objetivo.Muitas organizações caem na armadilha de tentar fazer tudo de uma só vez.Esse grupo reconheceu que para manter o foco precisava escolher uma tarefa importante e fazer de tudo para cumpri-la.

  4. Comemore abertamente as primeiras vitórias.Tão logo começarem a colher os primeiros resultados,eles festejaram.A diretoria enviou e-mails parabenizando toda a equipe,com cópias para os respectivos chefes.Além disso,durante as reuniões,os gerentes comunicavam o andamento do projeto e elogiavam todos os envolvidos.

Ao avaliar e reportar o êxito de um projeto ao longo de todas as etapas,a empresa conservou o entusiasmo.A energia mateve coesa uma equipe de 14 pessoas e 10 departamentos diferentes,com prioridades concorrentes,mas engajadas em cumprir um obejetivo maior e em obter resultados para todos os envolvidos.

Fonte:Livro Vá Direto ao Assunto

Liderança:mantendo o foco na equipe.
Classificado como:                

Uma ideia sobre “Liderança:mantendo o foco na equipe.

  • novembro 8, 2012 em 4:37 pm
    Permalink

    o texto tah bom mas tem que ser um texto resumido

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *