cerebro3

Dotados de múltiplas inteligências; você conhece as suas?

Você já parou para pensar por que algumas pessoas de sucesso desenvolvem com tanta facilidade funções que para outras são praticamente impossíveis ou extremamente difíceis? Para o jogador de futebol Ronaldo, por exemplo, driblar um, dois, três adversários e fazer um gol parece ser algo muito fácil, natural. Mas, se pedíssemos para ele cantar uma música, ou compor uma letra, sua atuação já não seria a mesma.Este é apenas um exemplo, mas situações parecidas são recorrentes no mercado de trabalho. Quantos profissionais você conhece que são extremamente competentes e realizam suas atividades de forma invejável? Você mesmo talvez seja um deles. Além da competência e do comprometimento, há outros aspectos que determinam esse sucesso.

Segundo o psicólogo americano Howard Gardner, essa explicação pode ser dada a partir da Teoria das Inteligências Múltiplas. Depois de anos de estudos, a teoria desenvolvida por Gardner e um grupo da Universidade de Harvard, na década de 80, é que a inteligência pode ser dividida em oito: Linguística, Lógico-matemática, Espacial, Corporal-cinestésica, Musical, Interpessoal, Intrapessoal e Naturalista.

Vamos a uma breve descrição de cada uma delas:
Linguística: se dá na capacidade de escrever, falar, lidar com a linguagem e ter prazer em trabalhar com as palavras.
Lógico-matemática: é a intimidade com números, com lógica, a capacidade de trabalhar e ter raciocínio lógico desenvolvido.
Espacial: é a habilidade de entender o mundo espacial com precisão, localizar-se com facilidade geograficamente.
Corporal-cinestésica: é a aptidão para conhecer e ter controle sobre o próprio corpo, tendo domínio dos movimentos e facilidade para manipular objetos.
Musical: é capacidade de produzir sons e ritmos, entender e ter “ouvido” para manifestações musicais.
Intrapessoal: reflete autoconhecimento desenvolvido, é conhecer as próprias emoções e saber lidar com elas de forma mais equilibrada.
Interpessoal: se dá no maior entendimento e facilidade para lidar e conviver com o outro, além da habilidade de compreender suas motivações e aspirações.
Naturalista: é uma inteligência traduzida na sensibilidade para reconhecer e ter facilidade de compreensão sobre fenômenos da natureza, plantas, animais, vegetais – de uma forma geral todas as questões relacionadas ao meio ambiente.

Seguindo este raciocínio, todos nós somos dotados de inteligências, basta conhecê-las e saber qual ou quais delas mais nos destacam com relação às outras pessoas.

Envie seu comentário

Visite também:

http://guiadomarketing.powerminas.com/

Múltiplas Inteligências:você conhece a sua? parte 1
Classificado como:                                

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *