1 – Saber que construir a autoestima, alcançando-a para um patamar elevado, pode levar tempo. Mantenha a determinação, pois não há nada que possa destruir a força de vontade.
2 – Usar a imaginação criativa a seu favor. Experimente agir como se estivesse sentindo-se totalmente autoconfiante. Mesmo que não seja assim, visualize como faria se isso fosse verdade. Então, faça como se fosse. A magia consiste em começar fazendo de conta que se sente de certo modo e acabará sentindo-se verdadeiramente assim. Para o bem ou para mal, você pode criar os estados emocionais que desejar.
3 – Parar de ser preocupar com o que as outras pessoas irão pensar de você. Na maioria das vezes ninguém percebe o que provoca sua angustia e insegurança.
4- Descartar as perguntas que levam as respostas inúteis, como as que você faz ao se perguntar sobre o modo como agiu no passado. Em vez de se perguntar “Por que fiz tanta besteira?”, pergunte-se: “O que aprendi com as minhas experiências passadas?”, “De que forma posso aproveitar as lições que aprendi para aumentar minha autoconfiança?”
5- Aceitar o fato de que não existe unanimidade, e sempre haverá os que gastam e os que não gostam de você.
6 – Saber que você não é o centro do mundo e as pessoas estão cuidando das suas vidas. Em vez de ficar se preocupando com o que estão pensando a seu respeito, cuide da sua vida e se concentre nos seus projetos.
7 – Ter cuidado para não se ferir com comentários rudes ou infelizes sobre si mesmo. Observe se é rigoroso com você. Pensamentos e frases como, por exemplo: “sou um idiota”, “Não vou aprender nunca”, “Não tenho jeito”, “Não dou uma dentro” etc. não ajudam a construir a autoconfiança. Cuide do que você pensa diz para si mesmo.
8 – Saber que mesmo os ídolos que você admira nas revistas e na televisão tem seus momentos de insegurança. Quando estiver sentindo-se desencorajado e inseguro, leve em conta que tudo passa. O fato de ter tido uma noite ruim não impede que no dia seguinte recupere a energia e a confiança.
9 – Investir em você mesmo, estudando, fazendo cursos de especialização, frequentando grupos de estudos, compartilhando com outras pessoas seus interesses. Inclua em seu orçamento o item crescimento pessoal e se surpreenderá com o retorno.
10 – Contratar um personal coach e dedicar-se ao trabalho, Esse tipo de profissional o ajudará a fazer um planejamento estratégico de novas ações para mudar sua vida.
11 – Fazer diariamente, um levantamento de todas as coisas positivas do seu dia. Escreva o que fez de bom, faça uma lista das coisas pelas quais pode estar grato.