As seis regras da auto-estima – Parte 1

Existem seis regras básicas para elevar a auto-estima e ganhar confiança de maneira permanente. Elas funcionam a partir do momento em que se decide identificar as crenças negativas e se trabalha continuamente para modificá-las. As regras são as seguintes:

1. Examinar o passado

Esse é um passo crucial para elevar a auto-estima. Ao fazer essa retrospectiva, é possível perceber que alguns erros do passado podem ser corrigidos e outros não. Ao deparar com o que não pode ser mudado, o melhor a fazer é aceitar a situação, esquecer esses erros e se concentrar apenas no que pode ser melhorado.

2. Achar um meio termo

Quem sofre de baixa auto-estima costuma seguir a linha de pensamento do tudo ou nada, ou seja: se uma tarefa realizada não saiu perfeita, foi um tremendo fiasco. Há uma grande diferença entre dizer “Eu fracassei três vezes” e “Eu sou um fracasso”. Segundo os psicólogos, é preciso se esforçar para encontrar um meio termo. Uma tarefa que não saiu perfeita dessa vez pode ser melhorada no futuro.

3. Dar sentido a vida

Um estudo do Instituto de Envelhecimento da Universidade da Flórida concluiu que pessoas que dão um sentido a vida, prestando seviços comunitários ou investindo numa segunda carreira, se sentem mais satisfeitas consigo mesmas e apresentam auto-estima elevevada e estável.

No próximo post terminarei de colocar o restante das regras para você sempre manter a sua auto-estima sempre pra cima!

As seis regras da auto-estima – Parte 1
Tags:                 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *