Atendimento ao cliente – Planeje seu dia
Defina com clareza aonde você quer chegar ao fim do dia que apenas começa. Enumere as metas e resultados esperados: fazer tantas visitas, obter certo número de respostas, telefonar para alguns clientes desaparecidos, atender a determinado número de pessoas que o procuram. Enfim, defina as metas do dia.
Organize, também, sua agenda pessoal, com tudo o que você necessita realizar naquele dia de trabalho. Planeje-se!
Isso parece óbvio, e é. O problema é que geralmente não temos a disciplina para determinar metas e estabelecer a distribuição do nosso tempo. Somos atropelados pela urgência e deixamos de fazer o que seria importante.
Programe o tempo destinado a certas atividades que tendem a engolir seu dia, como e-mails, Orkut e internet. Não fique absorvendo, como se fosse uma espécie de mata-borrão, uma série de informações e situações irrelevantes, nem se deixe sucumbir diante das prioridades dos outros. Coloque um limite de tempo, não mais do que 10% do dia, para situações criadas por terceiros. Lute pelas suas prioridades.
Se você é disciplinado e planeja bem o seu dia, outros tenderão a imitar essa atitude. Dê o exemplo, mesmo que não seja o chefe da equipe.
Trace metas bem claras para medir a eficácia do relacionamento com seus clientes. Quantos sorrisos conseguirá hoje? Quantas soluções inovadoras? Quantos clientes encantará? Quantas reclamações do passado você resolverá hoje?
Lembre-se sempre de que hoje deve ser melhor que ontem e amanhã precisa ser bem melhor que hoje.
Planeje seu dia!
Fonte: Livro Superdicas para Conquistar Clientes