Sucesso

Motivando sua equipe – Encorage decisões de risco inteligentes

Motivando sua equipe – Encorage decisões de risco inteligentes

Você já se perguntou por que os colaboradores evitam tomar decisões de risco? Talvez porque, nas raras ocasiões em que tentaram e não obtiveram sucesso, foram duramente repreendidos ou até mesmo demitidos. E mesmo nos casos em que arriscaram e foram bem-sucedidos, acabaram  sendo recriminados por terem tido a iniciativa – afinal de contas, há canais e cadeias de comando, responsabilidades definidas e gerentes pagos para tomar decisões de risco e coisas do gênero.

A verdade é que as empresas têm enviado mensagens contraditórias para os colaboradores: Queremos que vocês tenham poder e tomem decisões de risco – mas, se suas idéias fracassarem, serão despedidos!

Vamos ser realistas: todo mundo comete erros. Os melhores executivos reconhecem que o conceito de risco calculado faz parte do desenvolvimento de uma postura empreendedora – ele é motivador. Como, então, criar uma cultura que encoraje os colaboradores a tomarem decisões inteligentes e arriscadas, sem medo de serem criticados ou mesmo demitidos?

A única maneira de melhorar o desempenho profissional é experimentar novas estratégias e organizações, que, aliás, podem até não ter nada a ver com o negócio. Portanto, as pessoas precisam ser estimuladas a agir de forma arriscada, porém inteligente, e apoiadas e recompensadas mesmo quando o resultado não for o esperado.

Considere as seguintes idéias:

Diga aos colaboradores que o risco é a chave para o sucesso – as decisões de risco que forem criativas têm um efeito positivo em qualquer empresa. Ou seja, vale a pena assumir riscos, seja por meio de novas abordagens para realizar o trabalho cotidiano, seja pela experimentação de melhorias no processo de decisão. E se as coisas não saírem conforme o planejado? Tudo bem. Valeu a tentativa. Quando a empresa reconhece que ” errar é humano ” , as pessoas se sentem mais seguras para assumir riscos.

Delegue poder para que a equipe tome decisões de risco – como líder, você deve ser o primeiro a dar o exemplo, tentando coisas novas e assumindo posturas de risco. Explique como analisar os pontos críticos e avaliar as oportunidades em relação aos retornos em potencial para, então, decidir se vale a pena arriscar e se a empresa pode sustentar qualquer resultado, seja ele positivo ou negativo.

Estimule a tomada de decisão de risco como um comportamento a ser aprendido – avaliação de riscos é uma arte que se aprende aos poucos, com a experiência. Lembre-se de que o risco está presente no seu dia-a-dia, seja na decisão de ter um filho, de comprar uma casa, de mudar de emprego ou de cidade. Quanto mais e maiores riscos a pessoa aprende a gerenciar, mais fácil fica assumir decisões inusitadas, mas com potencial para trazer bons resultados para a organização.

Fonte: Livro Como Motivar sua Equipe

Motivando sua equipe – Encorage decisões de risco inteligentes
Sair da versão mobile