Sucesso

RH:seleção ao pé da letra

Cuidado com o que você escreve,porque sua letra pode dizer muito sobre sua personalidade.

Basta uma análise cuidadosa da escrita e pronto!-um grafólogo tem condições de dizer,com uma boa margem de segurança,como é a personalidade de quem escreveu.A grafologia é um processo de seleção cada vez mais usado nas empresas.Essa é uma das conclusões da pesquisa que a consultoria  Deloitte Touche Tohmatsu realiza todo ano no Brasil para fazer um panorama de práticas e tendências em recursos humanos.

Para conseguir traçar o mapa do caráter,os grafólogos analisam forma,tamanho,distribuição no papel e outras características da escrita.O tipo de letra pode revelar muito sobre a capacidade de trabalho e temperamento do profissional analisado.

Logo abaixo tem a descrição de alguns tipos de letras e também áreas em que essas pessoas têm mais propensão para atuar.É normal se identificar com mais de um tipo de letra.

  1. O linfático/fleumático

Letra levemente arredondada com inclinação suave e tamanho uniforme.

Os linfáticos escrevem pausadamente e colocam acentos e pontos nos lugares certos.São pessoas dedicadas,produtivas e perseverantes.Têm senso crítico apurado e opiniões firmes,porém correm o risco de ser tornar metódicos demais.Costumam ser boas executoras de ordens,mas pode lhes faltar entusiasmo.

2.  O bilioso/colérico

Letra bem marcada e angulosa,sem floreios nem apêndices.

Escrita firme que demonstra uma personalidade prática e reservada.Os biliosos são rápidos e não gostam de perder tempo com tarefas supérfluas.

3.  O nervoso

Letra pequena,sinuosa e desigual,com pontos e barras irregulares e acentuadas

Pessoas que escrevem assim fazem bom uso do raciocínio lógico e da intuição.São rápidas para resolver problemas,mas ficam irritadas com facilidade e podem ser precipitadas.

4.  O sanguíneo

Letra grande inclinada para a direita.

Afetuosos e expansivos,os sanguíneos não passam despercebidos.Movidos a reconhecimento,são otimistas,impulsivos e ágeis,embora às vezes sejam pouco persistentes.

Para um grafólogo,um pingo é letra.Eles não deixam passar nada despercebido:

É claro que,como tantos outros métodos de seleção,a grafologia não é 100%,sempre haverá alguns erros,mas da uma base para o recrutamento de um candidato.

Fonte:Revista Você S/A

RH:seleção ao pé da letra
Sair da versão mobile