Motivação: monte uma equipe motivada e alcance o sucesso

Quem gostaria se ser influenciado e inspirado por você? Esta é uma pergunta-chave. Se você não puder respondê-la, é porque não é da sua natureza gerenciar pessoas.

A questão é essencial porque revela a importância e o impacto que os gerentes e supervisores exercem na equipe no que refere a um bom desempenho no trabalho. Eles estão sempre procurando maneiras de estimular os colaboradores e, assim, aumentar seu entusiasmo e comprometimento com a empresa e seus objetivos.

A realidade é que as pessoas só ficam motivadas a fazer o que é de seu interesse. Seu objetivo como gerente, portanto, é fazer com que encontrem pontos de identificação entre o seu próprio bem-estar e o da organização. Quando isso acontece, os colaboradores demonstram um entusiasmo natural para trabalhar com mais afinco porque isso representa a realização de alguma meta ou desejo pessoal.

Essa é apenas uma outra maneira de dizer que a motivação está dentro de cada um. E que é ela que nos impulsiona a buscar o que desejamos e conquistar o sucesso. Seja lá o que for que estejamos fazendo, será sempre porque acreditamos estar em busca de algum objetivo presente ou futuro.

Tente lembrar qual foi a última vez que você ficou entusiasmado com seu trabalho. Para a maioria das pessoas, esse arrebatamento está ligado a projetos nos quais elas acreditam poder fazer a diferença e, com isso, conquistar alguma coisa para elas e para os outros.

Como gerente, é sua função inspirar os colaboradores a fazer o melhor todos os dias, mas, atualmente, a motivação é uma responsabilidade de todos. Quando eles desenvolvem uma relação mais próxima com o que fazem, a recompensa é imediata – a motivação aumenta na mesma proporção do entusiasmo.

Veja as três táticas que podem ajudá-lo a construir uma empresa motivada e de sucesso:

Descubra por que seus colaboradores querem ser motivados por você

Ao responder a esta questão importante, você demonstra estar preparado para estimular sua equipe em relação ao trabalho e também para influenciar seu comportamento de modo a se tornar mais efetivo em relação às metas da empresa.

Reconheça que a verdadeira motivação está dentro de você

As pessoas discutem se a motivação é algo pessoal ou se ela varia de acordo com fatores externos. Na verdade, ela só depende de nós mesmos, apesar de as influências externas – gratificações, bônus e aumentos de salário – serem altamente motivadoras.

Direcione os colaboradores para o que é mais importante e significativo

Os gerentes precisam inspirar sua equipe a dar o melhor de si, a assumir riscos, a pensar de forma empreendedora e a liberar o potencial sinérgico que possui.

Fonte: Livro Como Motivar sua Equipe

Um comentário sobre “Motivação: monte uma equipe motivada e alcance o sucesso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.