Motivando sua equipe – Mostre como o negócio funciona

Para ter sucesso no mundo empresarial atual, toda e qualquer pessoa precisa conhecer mais sobre o negócio do que sobre suas próprias tarefa. Ela precisa saber, acima de tudo, como a empresa funciona.

Como gerente, é normal que você saiba exatamente como a empresa opera e administra as finanças, e também qual é o impacto de cada cargo e salário nos resultados do negócio.

Faz parte ainda do seu trabalho ampliar a visão da empresa em que trabalham. Comece estabelecendo um programa de treinamento voltado para os pontos básicos do negócio e as perspectivas do mercado. Faça ainda uma análise dos principais concorrentes, avalie os riscos, descreva o processo de decisão e o pensamento criativo.

A boa notícia é que ensinar os fundamentos do negócio pode ser uma experiência agradável e divertida. Há diversas técnicas disponíveis no mercado, algumas inclusive simulando a realização de um jogo. Está provado que o acesso a informações sobre o funcionamento da empresa, seu posicionamento no mercado e até seu faturamento melhora a motivação e o desempenho dos colaboradores.

A seguir estão algumas sugestões para motivar pessoas a conhecerem mais profundamente o funcionamento da empresa em que trabalham:

Fale sobre dinheiro – mostre o balanço mensal do departamento. Isto ajuda os colaboradores a entenderem como seus cargos e tarefas se enquadram na organização e mesmo fora dela. Reserve um tempo para analisar cenários que mostrem o impacto do custo de uma pessoa nas despesas da companhia. Isto abre os olhos de qualquer um. O importante é mostrar como as atitudes e os comportamentos individuais afetam o desempenho operacional, as avaliações funcionais e as respectivas promoções salariais, a política de bônus  e até a distribuição dos lucros.

Incentive a administração do tipo ” livro aberto ” – esse conceito tornou-se bastante popular e permite o compartilhamento das informações financeiras e das estratégias operacionais com os colaboradores. De forma simples e direta, esse tipo de administração revela quanto cada funcionário custa para a empresa e qual é seu valor agregado. Uma boa fonte de consulta para saber mais a respeito dessa abordagem é o livro The Great Game of Business ( O Grande jogo do negócio ), de Jack Stack, bem como o site greatgame.com

Ajude as pessoas a enxergar o cenário mais amplo – é importante que os colaboradores vejam as coisas de forma mais abrangente e que também percebam o ” efeito dominó ” provocado nas contas da empresa por cada uma das ações. Isso estimula o pensamento empreendedor e, por tabela, a motivação para o trabalho. Para desenvolver profissionais mais inteligentes, habilidosos e altamente focados em alcançar o sucesso, é fundamental incentivá-los a abandonar a visão míope de suas tarefas específicas – e partir para o cenário amplo, ou seja: pensar grande.

Fonte: Livro Como Motivar sua Equipe

Motivando sua equipe – Mostre como o negócio funciona
Classificado como:                                    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *