Vídeo e texto motivacional – Ética

Texto motivacional – Ética

A ética está profundamente ligada com a liberdade e o uso que fazemos dela. Ou seja, antes de mais nada, diz respeito a saber distinguir entre o que nos convém ou não.
Diferente dos animais, que são ” programados pela natureza “, nós humanos somos livres para…
… fazermos nossas escolhas, para seguirmos nossas vontades.
Fazer o que se tem vontade é de extrema importância para se levar uma vida ética e feliz, desde que nossas vontades não interfiram negativamente na vida dos outros.
Se nos dissessem “faça o que quiser” , a soma de nossos desejos resultaria em um só: ter uma vida boa. A ética busca, através da razão, averiguar como se vive melhor.
Dar-se uma vida boa consiste em viver bem entre outros humanos
… pois através do relacionamento nos humanizamos uns aos outros.
Existem diferenças entre nós…
… mas ao mesmo tempo somos incrivelmente parecidos.
Tratar bem as pessoas é de suma importância para se conseguir uma vida boa. Logo, dar-se uma vida boa não é diferente de dar uma vida boa.
É preciso fazer a vida valer a pena, não pensar que tudo dá na mesma.
A morte é uma certeza para todos nós, mas não significa que devemos achar nela pretextos para não realizarmos nossos desejos.
Precisamos nos preocupar em não sermos imbecis.
Para vivermos bem, necessitamos de coisas como carinho, respeito e amor, que só outros humanos podem dar.
Quando não damos atenção a essas coisas ou fazemos algo errado, sentimos o que costumamos de chamar remorso, que nada mais é do que um “aviso” dado pela consciência de que fizemos mal a nós mesmos, usando mal a nossa liberdade.
É importante também que saibamos nos colocar no lugar do outro, pois assim o estaremos tratando humanamente, tendo e dando uma vida boa. Fazer assim implica em experimentar o outro, em particular de sua vida e de seus sentimentos.
Frequentemente também chamamos isso de amizade.
Se me pedissem para resumir em poucas palavras o que entendo por ética, eu diria que ela consiste em viver bem com outros humanos e usar a nossa liberdade com consciência e sabedoria, sempre seguindo nossas vontades e fazendo a vida valer a pena.
Enfim, a ética é um SIM! a vida boa.

Fonte: Tiago Daudt Moresco

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>