Quanto mais informações um funcionário tiver sobre o trabalho a ser feito, mais facilmente ele aceitará suas sugestões sobre como executá-lo de forma impecável. Ao perceber que seu desempenho está sendo acompanhado com atenção, e suas idéias são bem recebidas, ele fica ainda mais motivado a aceitar as sugestões do seu supervisor.

Todos os gerentes gostam de pensar que ao influenciar o nível de comprometimento da equipe de trabalho envolvida em um projeto, ela se sentirá de alguma maneira na obrigação de apoiá-lo. Mas isso não é totalmente verdade. A equipe só investe sua habilidade e energia quando de alguma forma se sente “dona”.

Tendo a oportunidade de se envolver, as pessoas ficam tão motivadas que mostram altos níveis de desempenho em todos os sentidos. A seguir, considere algumas maneiras de realizar isso de forma bem-sucedida:

Incentive a equipe a elevar os padrões de desempenho e performance

Quando sua participação no esforço de elevar os padrões de desempenho é levada em consideração, os colaboradores dividirão ansiosamente com você as idéias e sugestões que tiverem para melhorar o processo de trabalho. Não esqueça que quase todos desejam melhorar sua própria performance. Quando se sentem valorizados, o progresso é maior do que se pode imaginar.

Coloque no papel tudo o que você e seus colaboradores concordaram em fazer

Faça uma lista por escrito dos padrões de desempenho desejados e distribua a cada membro de sua equipe. Esta é a melhor forma de verificar se as metas foram alcançadas ou não. Lembre-se: para que os colaboradores continuem a se superar, é preciso que as metas sejam viáveis. Esta é a chave para se manter a equipe altamente motivada. Na hora da avaliação de desempenho, ou na finalização de um projeto, esse documento servirá de base para você e cada funcionário verificarem o que foi realizado. Não esqueça que tudo o que pode ser mensurado traz mais motivação.

Determine uma linha de ação e vá em frente

Quando estabelecer os padrões, revise as tarefas específicas de cada pessoa, planeje a rota de ação e delegue poder baseado na experiência e competência de cada funcionário. Avise que, uma vez que o projeto foi iniciado e todos tiveram acesso às complexidades do trabalho, haverá uma reavaliação das metas. É importante que elas continuem sendo desafiadoras, mas realistas. Revisar o trabalho também permite reforçar a motivação e, com isso, ajudar cada membro da equipe a ter sucesso.

Fonte: Livro Como Motivar sua Equipe

Faça com que sua equipe se comprometa com suas idéias
Tags:                     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *