Auto estima – O que você fala de si mesmo?

Quem você acha que terá mais sucesso na carreira: o profissional que vive falando dos problemas do trabalho, reclama que tudo é difícil e diz que não tem sorte, ou o que diz acreditar em si mesmo e topar qualquer parada? Imagino que aposta no profissional confiante, pois ele tem um discurso positivo e proativo que combina com uma carreira em ascensão. Realmente, não é difícil perceber a ligação entre o que as pessoas falam de si próprias e suas possiblidades de sucesso. O difícil, às vezes, é reconhecer até que ponto o que falamos de nós mesmos colabora com nossos planos de subir na carreira.
Já parou para escutar o que tem dito a seu respeito? Será que anda falando que ninguém percebe seu valor, que a empresa não reconhece seus esforços, que é difícil prosperar? Veja bem: o que diz é reflexo daquilo em que acredita, e o que você acredita influencia, para o bem ou para o mal, seu progresso na carreira.
É comum falarmos, mesmo sem perceber, muitas coisas que nos limitam, nos impedem de alcançar o que mais desejamos. Por isso, comece a se escutar mais.
Preste atenção no que anda falando de si mesmo para os outros. Procure ouvir seus próprios pensamentos. Acostume-se a falar tudo o que lhe passa pela cabeça quando estiver sozinho no trânsito, no banho, no escritório. Falar consigo mesmo é uma ótima maneira de tomar consciência dos pensamentos negativos e limitantes que você tem.
Segundo a neurociência, o cérebro assimila tudo o que repetimos sistematicamente. Se você vive falando que nada dará certo, pode crer que não dará mesmo, pois interiormente estará trabalhando para que isso aconteça. Você se convence de tal forma do que pensa a ponto de só perceber dificuldades e obstáculos em todo lugar. Fica com uma perspectiva pessimista da vida e só enxerga problemas e complicações. Com essa predisposição, fazer uma carreira de sucesso torna-se, no mínimo, difícil e penoso, não acha?

Leila Navarro, palestrante motivacional

Auto estima – O que você fala de si mesmo?
Tags:         

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *