Atendimento ao cliente – Conheça a si mesmo
Você se conhece? Qual é o estilo que predomina entre suas características?
Será que você é do tipo pragmático? Isso significa que você usa mais o lado direito do cérebro, ou seja, a razão. Está sempre focado nos resultados, anda apressado, gosta de respostas objetivas, não tem tempo para lero-lero. Seus gestos são impositivos, decididos, e possui tom de voz firme e de alta inflexão.
Ou será que você se encaixa melhor no perfil analítico? Você não é tão rápido quanto o pragmático, porque prefere considerar alternativas, tomar decisões com calma. Também é mais movido pela razão do que pela emoção, mas reserva tempo para fundamentar suas escolhas em análises detalhadas, minuciosas.
E se o seu estilo predominante for o afável? Você usa mais o lado esquerdo do cérebro, a emoção. Seus gestos são mais contidos, e a voz, baixa, com menor inflexão. Valoriza a atenção que os outros lhe dedicam.
Você também pode ser um expressivo, que também usa mais a emoção, embora se mova numa velocidade maior que o afável. O expressivo gosta mesmo é de elogios.
É importante você se conhecer e refletir sobre o impacto que causa nas pessoas. Se você trabalha como gerente de uma agência bancária e o seu estilo predominante é o pragmático, é fundamental descobrir o tipo que melhor caracteriza seu cliente. Se ele for um sessentão afável, que deseja atenção, dificilmente você terá sucesso. É melhor pedir a um funcionário de perfil semelhante que cuide desse cliente.
Conhecer a si mesmo e o cliente que está diante de você é um importante passo para sintonizar o nível de relacionamento. É um erro tratar o outro como você gostaria de ser tratado. O correto é tratar o outro como ele gostaria de ser tratado.
Conheça a si mesmo e tenha sucesso!
Fonte: Livro Superdicas para Conquistar clientes