Nos níveis hierárquicos mais baixos, meia hora parece ser a duração mínima para uma reunião atingir seus objetivos. Quanto mais alta for sua posição em uma organização, porém, mais frequentemente você terá compromissos-relâmpago, com duração de 10 minutos. Por que não seguir o exemplo dos líderes e começar logo a se adequar a esse padrão para ter sucesso?
Você se lembra de sua última consulta médica? Com certeza foi por um motivo importante, mas nem por isso deixou de ser breve. Pacientes inteligentes anotam suas perguntas e preocupações antes da consulta para terem certeza de levarem tudo ao médico. Se você consegue ter uma ” reunião” dessa importância com seu médico em 10 minutos, certamente conseguirá fazer o mesmo no trabalho.
Analize sua agenda para esta semana e pergunte-se: “Quantas dessas reunões na empresa podem ter a duração reduzida para 10 minutos? O que devo fazer para atingir meus objetivos em um tempo menor? ” Anote os tópicos que entrarão em discussão e faça uma lista das perguntas que deverão ser respondidas.
Logo no início da reunião, avise aos participantes: ” Acredito que podemos cobrir todos os tópicos em alguns minutos se nos concentrarmos neles.” Isso garantirá o envolvimento e o foco. Não passe correndo por assuntos importantes, mas mantenha as discussões em andamento. Você se surpreenderá com a eficiência que uma reunião-relâmpago pode apresentar.
Fonte: Livro Vá Direto ao Assunto
Leia mais:
Faça reuniões rápidas