Motivando a equipe – Delegue poder
Torne sua equipe poderosa. Para isso, prepare-se para abrir mão de seu poder. Os gerentes de sucesso sabem que colaboradores seguros, motivados, confiantes e capazes rendem mais. Também estão familiarizados com o seguinte princípio básico: quando a equipe se sente excluída nos processos de decisão da empresa e sem nenhuma autoridade ou responsabilidade sobre o próprio trabalho, acaba tendo um péssimo desempenho – sem contar a tendência de se lamentar e reclamar o tempo todo.
É por isso que os gerentes campeões de motivação delegam cada vez mais poder para ter sucesso. É verdade que muitos resistem a agir dessa forma, porque no fundo gostam de ter a autoridade nas mãos. Mas pense bem: seu papel não é o de controlar o poder, mas usá-lo como um recurso, um meio para alcançar o fim.
Seja esperto: use sua autoridade para obter resultados e fazer com que os colaboradores trabalhem mais e melhor. Em última instância, é isso que o cargo exige. Quando você delega o poder, divide a responsabilidade com a equipe – e isso os deixa tão motivados que você pode até aposentar o “chicote” e os outros recursos tradicionais para influenciar seu desempenho profissional no trabalho.
Veja algumas lições adicionais:
Ajude os colaboradores a transformar responsabilidade em motivação
Quando a automotivação é a única saída, os colaboradores sabem que o sucesso depende deles. Por isso, dê-lhes carta branca para que executem o projeto ou tarefa do jeito que quiserem. Isto liberará uma grande dose de energia e motivação. Lembre-se de que um dos grandes obstáculos à motivação é quando o gerente delega poder e depois volta atrás. Os melhores líderes não cometem esse erro.
Deixe-os experimentar o poder
É fundamental liberar o potencial de criatividade que existe em cada pessoa. Quando ela tem autonomia sobre seu trabalho, experimenta uma sensação de autoridade que leva à responsabilidade pelos resultados da empresa.
Redefina seu papel como gerente
Não deixe que a descrição dos cargos e o organograma sejam elementos restritivos. Afinal, todo mundo é um líder. Comece aumentando o círculo de influência de cada colaborador da equipe. Depois, amplie a autoridade formal até o limite do possível. Dê espaço para a criatividade e delegue responsabilidades. Elimine as regras e se baseie no senso comum e na capacidade de julgamento de cada pessoa.
Fonte: Como motivar sua equipe