Segredos do Suceso
Segredos do Sucesso

Os 4 segredos do sucesso – Resenha
Tudo o que você precisa saber sobre liderança, capacitação, atitude e relacionamento, por – John C. Maxwell, o maior treinador de líderes da atualidade.
O livro os 4 segredos do sucesso, é divido em quatro partes, falando sobre liderança, capacitação, atitude e relacionamento. Cada capítulo desses é recheado de princípios que, segundo o autor, são essenciais para se obter sucesso na vida. Para ele o sucesso pode ser definido como a utilização máxima das habilidades dos que nos rodeiam. O guru da liderança ainda ensina que liderar é muito mais do que dá ordens.

O livro pode ser encarado como um manual de liderança, que pode te ajudar no seu dia-a-dia em sua empresa. Nesse manual você encontra dicas e história de pessoas maximizaram o nível de liderança e o que é melhor, aumentaram a rentabilidade de sua empresa. Maxwell cita o lema de vida de Bear Bryant, que até pouco tempo atrás era o treinador mais vitorioso da história do futebol americano: “Se algo dá errado, fui eu. Se algo vai mais ou menos, fomos nós. Se algo vai muito bem, foram eles. Isso é tudo que preciso para fazer as pessoas vencerem”.

Na primeira parte do livro, que fala sobre liderança, Maxwell fala da história do nascimento do Mc Donald’s e é incrível notar a diferença que faz uma pessoa com poder de liderança. O restaurante criado em 1937 pelos irmãos Dick e Maurice revolucionou a forma de se gerenciar um restaurante e criou a
grife que hoje em dia é uma das mais importantes marcas do mundo. Mesmo com um modelo eficiente de negócios, o sucesso só veio quando fizeram parceria com um de seus fornecedores. Ray Kroc é o nome da fera. Enquanto os irmãos Mc Donald’s eram gerentes, Kroc era um líder. Um líder que em menos de 10 anos, espalhou mais de 600 restaurantes da rede de fast food por todo país.

Na segunda parte o tema abordado é capacitação. Para mim nesse capítulo o John (sim, já estou íntimo dele) fala mais de relacionamentos do que de capacitação de uma pessoa. Ele fala das várias conquistas em equipe. Cita um provérbio chinês que diz: Por trás de um homem capaz há sempre outros homens capazes. E vai falando que o trabalho de equipe é que faz o mundo girar e tudo mais.
Na terceira parte, atitude é o foco. O terceiro capítulo começa bem interessante já que ele conta uma história pessoal. John conta como sua atitude influenciou negativamente o time de basquete de sua escola, que passou de uma das grandes promessas do campeonato para apenas mais um time medíocre naquela temporada. Ele lembra ainda que a sua atitude e o seu potencial andam juntos e que é essa atitude que determina se você terá sucesso ou fracasso em qualquer empreitada.

Essa última parte do livro volta a abordar a temática relacionamento. O primeiro capítulo dessa parte começa com a história de Ronald Reagan (ex-presidente americano) e Michael Denver, jovem interessado por política que buscava um líder em quem pudesse acreditar. Denver não apenas encontrou Reagan como eles construíram um relacionamento duradouro que o levou a ser líder do governo de Reagan enquanto ele era presidente dos Estados Unidos. Em seguida Maxwell fala sobre a importância no relacionamento na liderança, a importância do contato e
de se conectar às pessoas.

Para mais informações do livro, clique aqui.

Os 4 segredos do Sucesso – Livro de John C. Maxwell

Uma ideia sobre “Os 4 segredos do Sucesso – Livro de John C. Maxwell

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.