Você encontra desculpas para o fracasso do seu casamento? Está em negação sobre sua falta de energia, excesso de peso, saúde ruim ou péssima condição física? Finge desconhecer que as vendas tem caído nos últimos três meses? Esta adiando o confronto com um colaborador que não esta tendo um bom desempenho? Pessoas bem-sucedidas prestam atenção aos sinais e tomam a atitudes apropriadas não importa quão desconfortável e desafiadora a situação seja…
Enfrentar o que não esta indo bem significa tomar decisões nem sempre agradáveis, ter mais autodisciplina, arriscar-se a que não gostem de você, exigir respeito em vez de se acomodar a um relacionamento abusivo ou mesmo pedir demissão. Para evitar todos esses desconfortos, muitas vezes toleramos situações perturbadoras e dolorosas.
Na verdade, não apenas convivemos com elas como as escondemos por trás de mitos, pontos de vista largamente aceitos e chavões. Na verdade, na maioria das vezes nem percebemos que estamos negando. Veja os lugares-comuns mais usados nessas situações:
- Estou fazendo apenas o que todo mundo faz.
- Ninguém consegue controlar os adolescentes nos dias de hoje.
- Ele estar apenas desabafando suas frustrações.
- Isso não me diz respeito.
- Tento me manter longe de problemas.
- Não é da minha conta.
- Não quero deixar ninguém chateado
- Não provoque situações desconfortáveis.
- Não posso fazer nada a respeito.
- Não se deve lavar roupa suja em publico
- Dívida de cartão de credito como esta é normal
- Isso não acontece com pessoas como nós.
- Serei despedido se disser qualquer coisa.
- Felizmente é apenas maconha
- Ela esta naquela fase…
- Preciso dizer isso para relaxar.
- Tenho que trabalhar muito para dar certo na vida.
- Temos que esperar que o problema se resolva.
- Tenho certeza de que ele teve o que mereceu.
Eventualmente nos até inventamos razoes para explicar por que algo que não estava funcionando voltou à ativa, ignorando o fato de que, quanto mais cedo reconhecermos que a situações está ruim, menos dolorosa será a solução do problema.
Essa atitude facilitaria a resolução dos problemas e o estabelecimento de uma relação mais honesta com todos os envolvidos – sem contar o bem estar generalizado. Mas, para isso, é preciso superar o processo de negação.
As pessoas de sucesso são mais comprometidas em encontrar as razões do fracasso e rapidamente resolver o problema. Elas são racionais e preferem enfrentar a situação a escondê-la ou nega-la. Não tem o hábito de “ajeitar” os números para que estes fiquem mais agradáveis aos olhos dos acionistas e querem saber porque as pessoas não usam seus produtos ou serviços, porque a campanha de propaganda não funcionou e por que as despesas ficaram altas demais.
Prolongar o mau funcionamento de determinada coisa não vai fazer com que ela funcione melhor.
Charles J. Givens, autor de Wealth Without Risk (Riqueza sem risco)
Estar disposto a enfrentar o que esta acontecendo melhora a sua capacidade de reconhecer as situações ruins e decidir o que fazer a respeito delas – mesmo quando se trata de alcoolismo ou drogas.
Para a maioria dos viciados, seus casamentos fracassam, seus negócios vão a bancarrota e eles podem até ficar sem ter onde morar antes de chegar a conclusão de que os vícios não funcionam a seu favor.
A sorte é que a maior parte de nossos problemas não é tão grave, embora isso não torne o reconhecimento ou a tomada de decisão mais fácil. Pense no seu emprego… Será que você não está se negando a ver o que, de fato, gostaria de fazer? Pior ainda… Será que você não esta constantemente afirmando o quanto é feliz e realizado quando isso não é verdade? Será que você não esta vivendo uma mentira?
Os workaholicks se encaixam perfeitamente nesse comportamento de negação. Um cotidiano de alta pressão não funciona por muito tempo para ninguém, mas muitos workaholics defendem a situação com comentários do tipo: “Estou ganhando muito dinheiro”, “É assim que eu sustento a minha família”, “Esse é o caminho do sucesso” e “Eu tenho que fazer isso para me dar bem na carreira”.
A negação é baseada no medo
Muitas vezes, a negação se baseia na ideia de que alguma coisa ainda pior poderá aocntecer, caso a pessoa pare de negar e entre em ação. Em outras palavras: temos medo de engrentar os fatos.
É como nos casamentos problemáticos, quando, apesar dos muitos indícios de infidelidade, os cônjuges preferem fingir que não estão percebendo nada de diferente e que o casamento chegou ao fim.
Veja quais situações você tem medo de enfrentar:
- Seu filho adolescente esta fumando ou traficando drogas
- O supervisor sempre delega seus projetos atrasados para você
- Um dos seus sócios gata demais e não participa como deveria dos problemas da empresa.
- Suas despesas fugiram do controle.
- Seus pais idosos necessitam e cuidados em tempo integral.
- Sua saúde está se tornando um problema por causa da má alimentação ou de um estilo de vida ruim.
- Um conjugue desrespeitoso e ofensivo.
- Você não tem tempo suficiente para si mesmo e para crianças.
Embora muitas das situações acima exijam mudanças drásticas no seu modo de vida, no seu jeito de trabalhar e de se relacionar com os outros, lembre-se de que a solução para esses problemas sem sempre está em deixar o emprego, pedir o divórcio ou castigar o filho adolescente.
Talvez seja mais produtivo escolher alternativas menos extremas, como discutir o assunto com o chefe, fazer terapia de casal, estabelecer limites para seus filhos e enteados, reescalonar suas dividas ou procurar ajuda profissional competente. Evidentemente, essas soluções exigem que você enfrente os seus medos e, principalmente, o que não esta funcionando em sua vida.
A boa noticia é que quanto mais cedo você enfrentar as situações desconfortáveis, maiores serão as chances de revolvê-las.
Faça uma lista do que não esta indo bem em sua vida, começando pelas sete áreas fundamentais: finanças, carreira, lazer, saúde e aparência, relacionamentos, crescimento pessoal e fazer algo que deixe a sua marca.
Pergunte a família, aos amigos, professores, chefes e colegas de trabalho o que eles acham que você pode melhor: O que não esta funcionando? O que vocês precisam de mim? Como posso ajuda-los? O que nos precisamos fazer?
Quais medidas tomar para que as coisas passem a funcionar do jeito que nós queremos que funcionem?
Diante das repostas, você precisa decidir o que vai fazer – Chamar um técnico? Aprender algo novo? Ler um livro? Fazer um plano para consertar a situação? – e depois entrar em cão, finalizando seus projetos até que a situação fique sob controle.
Fonte: Os princípios do Sucesso!