Repensando a liderança

As transformações políticas, econômicas e sociais, a nivel mundial, vêm exigindo das organizações uma nova estratégia empresarial para assegurar a própria sobrevivência no mercado.

O desenvolvimento tecnológico e a globalização têm provocado uma competição internacional acirrada.

As empresas passam por mudanças constantes e correm atrás de novas oportunidades de negócio. O sucesso de hoje não garante automaticamente o de amanhã.

Se no passado as empresas já deviam preocupar-se em cuidar com carinho de seus valores, atualmente o desenvolvimento de suas equipes e principalmente de seus líderes é uma questão de vida ou morte. Muitas vezes significa a única diferença entre o fracasso e o sucesso.

Ser líder sempre foi desafiador e estimulante. Atualmente o desafio é ainda maior. Os empregados têm mais informações e expectativas diferentes das de antigamente. Apesar do problema grave do desemprego, muitas vezes eles não querem mais ter que abrir mão de sua autonomia e participação nas decisões em troca da estabilidade no emprego.

Nos dias de hoje, o líder necessita assegurar sua credibilidade junto à equipe, por meio de ações participativas e não baseado nos modelos do passado de domínio e controle. O líder atual precisa manter sua equipe com energia para alcançar seus resultados. Ele não pode mais, do alto de seu pedestal, simplesmente disparar uma série de ordens e controlar se elas estão sendo executadas do jeito que ele quer.

O gerente tradicional não tem mais lugar nas organizações modernas. O princípio do “manda quem pode, obedece quem tem juízo” já morreu. O líder deve atuar como orientador, facilitador do crescimento profissional de seus liderados. O “eu” gerente dono da verdade, precisa ser substituído pelo “nós” do líder eficaz.

Texto adaptado do livro “Virei gerente, e agora?” de Laércio M. Garrido – Ed. Nobel – 2000

Agora pense e responda:

O que tem a ver a comunicação gerencial com as mudanças anunciadas no texto?

Na sua empresa, que nota você daria para a qualidade da comunicação como um todo? O que você e os demais líderes podem fazer para melhorar/ manter esta situação?

Como você utiliza suas habilidades de comunicação na sua atuação como líder de sua equipe?

Repensando a liderança
Tags:                 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *