Como você se sente quando diz “O.k., entendi” para outra pessoa e ela continuar a falar? Aprisionado, sufocado, encurralado? O tempo está passando e você constata que é a terceira vez que ouve a mesma história. Todos ao seu redor parecem estar a ponto de explodir. Em vez de se irritar ou de desistir, olhe bem para a pessoa, ria e diga: “Socorro! Já entendi. Vamos em frente.”
A abordagem direta com um toque de humor permite a você duas coisas: (1) quebrar a tensão que todos devem estar sentindo, e (2) ao manter um tom leve, fazer a conversa progredir sem ofender ninguém.Muito provavelmente o outro está tão envolvido em sua argumentação que parou de observar o que acontece ao seu redor, e você, desse modo, está oferecendo uma saída elegante da situação e ajudando-o a ir adiante.
Se não se sentir à vontade para dizer “Socorro!”, tente então “Tempo esgotado”. Faça uma pergunta direta e dê um novo rumo à conversa, ou sugira um breve intervalo. O importante é encontrar uma expressão ou um método que funcione para o seu caso. Se continuar a tolerar repetições desnecessárias, todos sofrerão com isso, e não apenas você.
Fonte: Livro Vá direto ao assunto
Leia mais:
Repetindo a mesma história