A tragédia não é quando o homem morre, a tragédia é aquilo que morre dentro de um homem, enquanto ele ainda estar vivo. O que não pode morrer é a esperança. A coisa mais importante que você e eu podemos ter na vida, quando a gente não tem nenhuma outra coisa, é a esperança.
Agora o que é esperança? Trata-se de um tipo particular de alegria, de ganho de potencia, que não tem como causa o mundo que você encontra, mas uma imaginação, uma quimera, um desejo, alguma coisa que passa pela sua cabeça. Então você pensa em alguma coisa e esse pensamento é causa de uma ganho de tesão pela sua vida. Isso, chamamos de esperança. Mas a esperança tem que ser esperança do verbo esperançar. Tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar, não é esperança é espera.
A espera é extremamente ruim porque ela leva a imobilidade, a inércia. Tem gente que diz: espero que dê certo, espero que isso se resolva, isso não é esperança é espera.
Esperança do verbo esperar é outra coisa. É aquela que nos deixa paralisados, mesmo dizendo que temos esperança. Mas ele estar a aguardar alguma coisa, então diz: eu espero que a situação venha a melhorar. Eu espero fazer um curso de aprimoramento das minhas aptidões profissionais, eu espero que o meu relacionamento com os meus amigos, com os meus familiares possam ser movidas de uma forma mais adequada. Então espera, espera, espera.
Esperança e fundamental em nossa vida, pois ela nos alimenta, no sentido de buscamos um futuro melhor, entretanto esse futuro nunca será melhor se nós estivemos entrelados a esperança do verbo esperar.
Esperançar de onde vem à palavra esperança é ir atrás, é buscar, é não desistir. Por isso o primeiro passo é saber para onde você quer ir, segundo é colocar-se a caminho, isto é ir buscar, embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo. Qualquer um pode começar agora a fazer um novo fim. o nome disso é esperança, do verbo esperançar, de ir atrás, de buscar.