Texto motivacional – O (mau) humor
A Coopers, Choppers & Brothers tinha um problema. Reunidos na sala oval máster, no último andar da companhia, CEOs, VPs e executivos de RH não conseguiam entender por que a empresa, uma das maiores e bem-sucedidas multinacionais do planeta, com blue chips nas principais Bolsas de Valores do mundo, não conseguia figurar no ranking das melhores para se trabalhar. Tudo por causa de um mísero item – sempre o mesmo – reprovado todo ano na pesquisa de clima organizacional. Os Coopers, Choppers & Brothersianos padeciam de um mal que abalava profundamente as estruturas de seu ambiente organizacional: o mau humor crônico.
Foi quando o gerente de RH, esbaforido, adentrou a sala máster aos pulos, com um papelzinho na mão:
– Conseguimos!!!!! Nossos problemas acabaram!!!”
Recuperados do susto, os contidos executivos da holding sabiam que ali, nas mãos agitadas daquele nada contido ser humano, poderiam estar desde a solução definitiva para o aquecimento global até mais uma promoção do canal de TV Polishop. Na dúvida, quiseram saber. Ele, com os olhinhos brilhando, explicou:
– “A fórmula do bom humor corporativo ficou pronta!”
– “A o quê?????”
Dessa vez a coisa tinha ido longe demais. Ou será que não? A encomenda top secret, feita a um conceituado laboratório farmoquímico, tinha tudo para dar certo e ser um sucesso.
– “Mas como usar isso? Vamos botar no cafezinho?”, quis saber o VP de Logística.
– “Na água, na água!!! Seria uma estratégia muito mais abrangente”, respondeu a Diretora de Insights. “Depois podemos fazer uma campanha para que as pessoas se hidratem mais.”
– “NÃO TEMOS VERBA!”, gritou o Financeiro.
– “Sei não… E os efeitos colaterais? Isso pode dar processo”, lembrou o Jurídico.
– “Não se preocupem, já pensei em tudo! A fórmula é 100% natural, sem efeitos colaterais, enriquecida com vitaminas e ferro, e vai ser colocada na tubulação do ar condicionado”, se apressou em dizer o tal gerente autor da façanha.
Todo mundo aplaudiu.
Um ano depois, os mesmos executivos, reunidos na mesma sala, coçavam mais uma vez a cabeça ao avaliar os resultados. O clima organizacional nunca estivera tão bom. A Coopers, Choppers & Brothers era a melhor empresa para se trabalhar do mundo, figurando no primeiro lugar da lista mais top do gênero. Só que o turnover da companhia também chegara ao topo, ou melhor, aos píncaros dessa história. O que estaria acontecendo? Os executivos tentavam explicar a situação a um presidente já não tão bem-humorado assim:
– Nossos colaboradores estão mudando de atividade. Viraram astros da stand up comedy, ganharam shows de humor na TV. Até no circo estão trabalhando!!!
– Ficaram tão de bom humor que viraram comediantes profissionais.
– “DESLIGUEM ESSE AR CONDICIONADO AGORA!!!!”, berrou o presidente.
“Onde está o VP de RH que não veio à reunião??????”
– Ehhh… Ele foi trabalhar na Disney, animando um brinquedo novo. Aquele do Harry Potter.
– Não é possível! E o substituto dele?
– Contratado como redator do CQC.
– E O DIRETOR DA ÁREA????
– Esse divertiu tanto as pessoas no horário eleitoral que virou parlamentar.
– CHEGA!!!! Chamem o gerente de RH, que afinal foi quem começou essa palhaçada toda! Vai me dizer que também está na televisão?
– Não, senhor… Esse virou voluntário… está fazendo um trabalho bem sério…
– Ah, é? Bom, pelo menos não….
– … nos Doutores da Alegria.
– Meu Deus…
Receba em seu e-mail Vídeos, Textos e Mensagens Motivacionais e de Sucesso, é só fazer o pedido nos comentários!