O senso de oportunidade – a sensibilidade para identificar o momento propício para a realização de algo – sempre foi importante. Hoje em dia, a ação da resposta, ou o ato de fazer as coisas no momento oportuno, é ainda mais crucial para o sucesso de qualquer empreendimento. Olhe em volta e veja quantos negócios foram criados apenas para fazer com que as coisas andem mais rápido:
Há transportadoras expressas, como a FedEx, que conquistaram sucesso internacional entregando cartas e pequenas encomendas “sem falta, com perfeição, a qualquer hora”.
A americana LensCrafters promete: “Óculos sob medida em cerca de uma hora”.
Algumas livrarias, como a Amazon.com, garantem segurança em todas as transações pela internet.
Nos Estados Unidos, os líderes do ramo de serviços de alcance nacional não são exclusivos no mercado da oportunidade. Em todas as cidades há lavenderias que realizam entregas no mesmo dia, revelação de fotos em 55 minutos e serviços bancários automatizados 24 horas. Ao mesmo tempo, cada vez mais fábricas tradicionais estão praticando o gerenciamento Just In Time (JIT), ou “exatamente na hora”, encomendando produtos que chegam a tempo. Algumas vezes “no último minuto”.
As empresas que atendem clientes exigentes em relação a prazos estão em toda parte. O sucesso dessas organizações afeta as expectativas dos consumidores em relação à disposição e à capacidade que você e a sua companhia têm de fazer a mesma coisa. Não surpreende que estejam solicitando prazos cada vez mais curtos e um atendimento mais rápido. Quando vêem outros prometendo rapidez, rapidez, rapidez, também esperam isso de você.
Fonte: Livro Atendimento Nota 10
Leia mais:
Um atendimento de sucesso apresenta resposta